RobôFun: Lições aprendidas em um projeto de atração de novos estudantes e de redução da evasão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190462034

Palavras-chave:

pensamento computacional, motivação, atração, evasão

Resumo

Este artigo apresenta o projeto RobotFun e seus objetivos: i) permitir que os estudantes do Grupo PET realizem atividades de pesquisa, ensino e extensão sob um único projeto, e ii) ser um meio de atrair estudantes para os cursos de engenharia de computação, ciência da computação e afins, e amenizar a evasão de calouros desses cursos. O grupo desenvolveu um robô que pode ser programado em uma linguagem visual para pessoas leigas na área. O aprendiz pode comandar o robô real ou simular seu comportamento. Os resultados do projeto são apresentados sob a forma de lições aprendidas observando aspectos como a motivação do aluno, a aprendizagem e a gestão das atividades tanto para o projeto robô como para as atividades de ensino.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Klein, L. C., Barboza, G. G., Cordeiro, J. Z., & Tacla, C. A. (2021). RobôFun: Lições aprendidas em um projeto de atração de novos estudantes e de redução da evasão. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(2), 52–63. https://doi.org/10.5902/2448190462034

Edição

Seção

Artigos PET