Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • *A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. LEMBRETE: o autor ou autora correspondente está assumindo toda e qualquer responsabilidade pelas informações da submissão e os demais autores e autoras (se houver) estão de acordo com todas elas.

  • *Além do/a autor/a correspondente, todas as pessoas responsáveis pela autoria do artigo possuem cadastro na revista.
    IMPORTANTE: Todas as informações do cadastro devem estar completas e atualizadas (Afiliação, Lattes, Orcid etc.). No caso de erro no cadastro, verificar se no campo "Usuário" foram utilizadas letras minúsculas e/ou números , pois o sistema não aceita maiúsculas neste campo.

  • *A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • *Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (DOC ou RTF), em conformidade com as Diretrizes para Autores e o template da revista.

  • *O texto do trabalho está conforme as Diretrizes para Autores da revista. ATENÇÃO: trabalhos que estão em desacordo com as diretrizes serão devolvidos ou reprovados. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores (NORMAS) ou janela superior SOBRE - Submissões.

  • * As figuras e tabelas estão inseridas no texto (e não no fim do documento), além de enviadas em arquivo complementar, conforme a seguir:
    a) FIGURAS: com resolução de no mínimo 300 dpi - formato JPEG;
    b) TABELAS: formato planilha.
  • *O item 2, §1 das Diretrizes para Autores foi cumprido (recolhimento da Taxa de Submissão no valor de R$70,00 - setenta reais - conta n. 961.962-3, da agência do Banco do Brasil n. 1615-2, conta do Projeto da revista junto a FUNDEP). A Cópia do recibo foi enviada como "Documento Suplementar" (no formato JPG, PDF, BMP, GIF ou JPEG), na sequência do envio do arquivo com o trabalho.

  • O trabalho foi testado em um programa de detecção de plágio antes da sua submissão e o relatório anexado demonstra que o trabalho NÃO SUPEROU 10% de similaridade. RECOMENDAÇÃO: software Copy Spider (Programa livre) (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download).

Diretrizes para Autores

1. A Revista Ciência Florestal publica artigos técnico-científicos INÉDITOS, resultantes de pesquisas na área florestal. Notas ténicas e artigos de revisão também são aceitos. Recomendamos que os manuscritos submetidos contenham ao menos 1 citação da Revista Ciência Florestal e mais 2  de revistas brasileiras, do último triênio , como forma de valorização dos periódicos. Os textos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. Entretanto, a partir de outubro de 2023,  os artigos aceitos para publicação, deverão ser obrigatoriamente traduzidos para o  inglês. Indicamos as seguinte empresas:

- Trindade Monografias & Edições: trindademonografias@yahoo.com 

 -American Journal Experts (http://www.journalexperts.com/)
- Bioedit Scientific Editing (http://www.bioedit.co.uk/)
- BioMed Proofreading (http://www.biomedproofreading.com)
- Edanz (http://www.edanzediting.com)
- Editage (http://www.editage.com.br/)
- Editione (http://www.editione.com)
- Enago (http://www.enago.com.br/forjournal/) Please inform CIRURAL for special rates.
- GlobalEdico (http://www.globaledico.com/)
- JournalPrep (http://www.journalprep.com)
- Liberty Medical Communications (http://libertymedcom.com/)
- Proof-Reading-Service.com (http://www.proof-reading-service.com/pt/)
- Quality Proofreading Services UK (https://londonproofreaders.co.uk/)
- Readytopub (https://www.readytopub.com/home)

- STTA (https://www.stta.com.br/)
- Traduciência (https://traduciencia.com.br/site/)

 

TAXAS

2. São cobradas as seguintes taxas para a submissão:

§1 Taxa de submissão: R$ 70,00 (setenta reais). O pagamento dessa taxa não garante a publicação do manuscrito.

§2 Taxa de publicação: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). Esse valor deve ser pago somente quando solicitado pelo editor.

Os valores devem ser depositados na conta n. 961.962-3, Agência do Banco do Brasil n. 1615-2 (FUNDEP-CNPJ: 18.720.938/0001-41). O comprovante deve ser enviado como documento suplementar na seção de submissão. O comprovante da taxa de publicação deve ser enviado à CIÊNCIA FLORESTAL por e-mail somente quando solicitado. Os valores depositados não serão devolvidos. Para emissão de nota fiscal/recibo, o autor deve enviar os seguintes dados: Nome/Razão Social, CPF/CNPJ, Endereço completo contendo CEP, o valor, descrição (pagamento de taxa de submissão ou taxa de publicação) e projeto (29463 - Revista Ciência Florestal III - Profª Cristiane Pedrazzi).

INFORMAÇÃO DE SUBMISSÃO

3. Os manuscritos devem ser submetidos à Revista via online pela PLATAFORMA OJS. O autor que submete o artigo assume total responsabilidade pelas informações incluídas no sistema, tais como: a ciência e total concordância dos demais autores quanto à submissão, que deve ser um manuscrito inédito, bem como não estar em tramitação em outro periódico. 

Os conceitos e afirmações contidas no artigo são de responsabilidade exclusiva dos autores. No entanto, o Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.

4. Os trabalhos devem ser organizados conforme descrição abaixo:

4.1 Artigo Científico e Nota Técnica: Título, Resumo, Introdução contendo Revisão de Literatura e objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Discussões, Conclusões, Agradecimentos (se houver) e Referências. Antes do item Referências, se for apropriado, deve-se mencionar a aprovação da Instituição de Ética e Biossegurança.

4.2 Revisão bibliográfica: Título, Resumo, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Agradecimentos (se houver) e Referências.

TEMPLATE

5. O trabalho deve ser elaborado de acordo com um dos seguintes modelos:

Template em Português para nova submissão

Template em Inglês para nova submissão

 

5.1 O manuscrito deve ser elaborado em um editor de texto, como Word, Writer e similares. Não use os formatos de arquivo .tex, .txt e bloco de notas.

6. O trabalho completo não deve exceder a 20 páginas.

7.  Os títulos das figuras, tabelas e quadros não devem exceder a 3 linhas. A figuras (gráficos e fotografias) PODEM SER EM COR, mas sem contorno. As dimensões (largura e altura) não podem ultrapassar 17 cm, sempre em formato retrato. Recomendamos que você siga as recomendações do Modelo de Artigo para uma nova submissão.

8. As figuras e tabelas devem ser auto-explicativas e alocadas no texto logo após sua primeira chamada, no formato de imagem. A identificação destas deve ser expressa no idioma usado na versão do trabalho. As tabelas também devem ter sua versão no formato Excel e vir como Documento Suplementar, com a nominação Tabela e o número correspondente. As figuras, além de estarem no texto, devem vir como Documento Suplementar, em formato de imagem, com resolução superior a 300 dpi, com nominação de Figura e o número correspondente. Para tabelas com conteúdo numérico, as vírgulas (ou pontos) devem ficar alinhadas verticalmente e os números centralizados na coluna.

9. Nomes científicos devem ter gênero e espécie escritos por extenso (Ex: Araucaria angustifolia) e em itálico (e acompanhar o estilo ao qual estão inseridos).

10. Fórmulas devem vir no texto em forma de imagem e, no Documento Suplementar, editadas pelo módulo Equation Editor, do Microsoft Word, devem obedecer à fonte do texto, com símbolos, subscrito/sobrescrito etc., em proporções adequadas, nunca superior a fonte 11. No documento suplementar devem receber a nominação Equação e o número correspondente.

11. Citações bibliográficas serão feitas de acordo com a NBR 10520 da ABNT, usando o sistema "autor-data". Todas as citações mencionadas no texto obrigatoriamente devem ser relacionadas na lista de Referências (e vice-versa), de acordo com a norma NBR 6023 da ABNT.  Já no item REFERÊNCIAS o autor deve colocar todas as citações feitas no trabalho, fazendo uso preferencialmente das referências mais relevantes dos últimos 10 anos e no limite recomendado de 30 citações.

12. No momento apropriado o autor será solicitado a inserir os nomes de todos os participantes, que devem ser posicionados logo abaixo do título em inglês, e identificados com número sequencial sobrescrito. O chamamento dos autores deve ser indicado no rodapé da primeira página, antecedido do número de identificação, devendo conter: título de graduação (Ex: Engenheiro Florestal), maior titulação (Ex: Dr.), descrição da função/profissão (Ex: Professor do Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria), endereço (Ex: Av. Roraima, 1000, CEP 97105-900, Santa Maria (RS), Brasil.) e e-mail (Ex: cienciaflorestal@ufsm.br) sem o ponto final.

13. Os manuscritos submetidos à revista passam pela triagem inicial do comitê de área, são enviados para revisores ad hoc, devolvidos aos autores para correções e, posteriormente, passam pela avaliação final do Conselho Editorial. Além disso, ainda passam pelas correções de língua portuguesa e referências. Os artigos aceitos são publicados na ordem de aprovação e para os não-aceitos é feita a comunicação aos autores. Os artigos são disponibilizados no formato "pdf", no endereço eletrônico da revista (www.ufsm.br/cienciaflorestal).

14. Em caso de dúvidas sobre formatação, consultar os artigos já publicados no site ou o e-mail cienciaflorestal@ufsm.br.

IMPORTANTE: O autor deve, obrigatoriamente, passar o seu trabalho por um programa de detecção de Plágio antes da sua submissão, cujo resultado de similaridade NÃO PODE SUPERAR OS 10%. Recomenda-se o uso do software Copy Spider por ser um programa livre (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download).

SUBMISSÃO DO TRABALHO NO SISTEMA

Passo a passo 

CUIDADO!

Ao receber o trabalho para ajustes, NÃO POSTE O TRABALHO COMO UM NOVO TRABALHO e sim vá até AVALIAÇÃO (Versão do Autor, Procurar e Transferir) e poste o arquivo corrigido lá. Para postar como um novo trabalho tem que ter a AUTORIZAÇÃO do Editor, solicitado pelo e-mail cienciaflorestal@ufsm.br, informando o nome completo do trabalho, evitando a duplicação de um mesmo trabalho no sistema.

Artigos

No momento da Submissão, todos os trabalhos serão incluídos na seção Artigos. Após análise científica, alguns poderão ser encaminhados para as seções Nota Técnica ou Artigo de Revisão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.