Diagnóstico dos viveiros municipais no estado de Minas Gerais.

Autores

  • Elzimar de Oliveira Gonçalves UFSM
  • Haroldo Nogueira de Paiva
  • Wantuelfer Gonçalves
  • Laércio Antônio Gonçalves Jacovine

DOI:

https://doi.org/10.5902/198050981801

Palavras-chave:

viveiros, diagnóstico, produção de mudas, arborização urbana

Resumo

Com o objetivo de fazer um diagnóstico dos viveiros municipais do Estado de Minas Gerais, foi enviado um questionário a todos os seus 853 municípios, contendo perguntas sobre infra-estrutura, tamanho, existência de responsável técnico, qualificação e treinamento de viveiristas, técnicas utilizadas na propagação das plantas, sistema de irrigação, dentre outros aspectos. Pelos resultados, obtidos nas 270 respostas, foi constatado que grande parte dos municípios estudados não possui viveiros para produção de mudas, o que permite inferir que elas são adquiridas de terceiros ou que não está havendo arborização nas ruas. Nos municípios que possuem viveiros constatou-se que a infra-estrutura verificada é insuficiente e que não há profissionais de nível técnico em sua maioria. Além disso, o treinamento de funcionários poderia ser mais efetivo, uma vez que eles são em grande parte, fixos, embora com baixa escolaridade. Observou-se também que as plantas são propagadas basicamente por sementes e estacas, tendo como finalidade a arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas e de matas ciliares, e que são destinadas, principalmente, para doação. Na maioria dos municípios os conhecimentos acerca dos tratos culturais necessários à produção de mudas com características desejáveis à arborização urbana são incipientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, J.U. Análise ergonômica das atividades de propagação vegetativa de Eucalyptus spp em viveiros. 2001. 94f.Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2001.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados populacionais municipais. Disponível em . Acesso em diversos meses 2002.

IEF- Instituto Estadual de Florestas. Diretoria de desenvolvimento florestal sustentável: viveiros florestais. Disponível em . Acesso em 23 out. 2000.

PAIVA, H.N.; GOMES, J.M. Viveiros florestais. 2.ed. Viçosa: UFV, 2000. 69p. (Cadernos didáticos, 72)

PAIVA, H. N.; GONÇALVES, W. Produção de mudas. Viçosa: Aprenda Fácil, 2001. 149p. (Coleção Jardinagem e Paisagismo. Série Arborização Urbana,1).

PAULA, R. A. Metodologia para determinação dos custos da qualidade em produção de mudas de eucalipto. 1997.78f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1997.

WINTERS,G.H.M.; PERRENOUD, L.A.S.; MOHAMED, E.M.H.M. A arborização urbana em 295 municípios de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA,1., Vitória, 1992. Anais... Vitória: SMMA, 1992. p.175-192.

Downloads

Publicado

30-06-2004

Como Citar

Gonçalves, E. de O., Paiva, H. N. de, Gonçalves, W., & Jacovine, L. A. G. (2004). Diagnóstico dos viveiros municipais no estado de Minas Gerais. Ciência Florestal, 14(2), 1–12. https://doi.org/10.5902/198050981801

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>