Fatores econômicos relacionados à intervenção na vegetação para a implantação de linhas de transmissão no estado de Rondônia.

Autores

  • Allan Ribeiro Abreu UFSM
  • Nilton Cesar Fiedler
  • Cláudio B. Valladares Pádua
  • Gilson F. Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/198050981709

Palavras-chave:

corte seletivo, linhas de transmissão, fragmentos florestais

Resumo

A pesquisa foi realizada em uma linha de transmissão de energia elétrica entre as cidades de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, no estado de Rondônia. O objetivo foi quantificar os fatores econômicos relacionados à supressão da vegetação pelos métodos tradicional e seletivo. O custo do método seletivo foi estimado com base no número de indivíduos por hectare, da área de intervenção e do custo por árvore abatida. O custo total do método tradicional foi determinado pela área de intervenção e pelo custo do hectare desflorestado. A transposição de um fragmento com uso de sete torres de 55 m, sem-intervenção na vegetação, gera um acréscimo de apenas 2,8% no custo total, se comparado ao custo do uso de 7 torres de 35m somado aos custos de intervenção seletiva na vegetação. No método seletivo, o número de indivíduos, por hectare, é a variável mais importante, pois indica diretamente o valor a ser gasto com abate de árvores. O método tradicional deve entrar em desuso por não oferecer grandes vantagens em termos técnicos, ambientais e econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, A. R. Análise técnica, econômica e ambiental da transposição de linhas de transmissão de energia elétrica em fragmentos florestais no Estado de Rondônia. 2001. 68 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília, Brasília.

FUCHS, R. D. Transmissão de energia elétrica: linhas aéreas; teoria das linhas em regime permanente. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. 1977. 2 v.

GERÊNCIA DE ENGENHARIA RONDÔNIA / ACRE – ERA. Tomada de Preço: ERA 2.007. Porto Velho: ELETRONORTE, 1999. 120 p.

PTTL. GERÊNCIA DE PROJETOS DE LINHAS DE TRANSMISSÃO – Consulta via Fax. Brasília: ELETRONORTE, 2000. 3 p.

Downloads

Publicado

30-03-2002

Como Citar

Abreu, A. R., Fiedler, N. C., Pádua, C. B. V., & Silva, G. F. (2002). Fatores econômicos relacionados à intervenção na vegetação para a implantação de linhas de transmissão no estado de Rondônia. Ciência Florestal, 12(1), 153–158. https://doi.org/10.5902/198050981709

Edição

Seção

Nota Técnica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>