AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E À DELAMINAÇÃO EM MADEIRA LAMINADA COLADA

Autores

  • Carlito Calil Neto
  • André Luis Christoforo
  • Sérgio Luiz Moni Ribeiro Filho
  • Francisco Antonio Rocco Lahr
  • Carlito Calil Junior

DOI:

https://doi.org/10.5902/1980509816612

Palavras-chave:

madeira laminada colada (MLC), planejamento fatorial de experimentos (DOE), cruzetas, delaminação.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1980509816612

A Madeira Laminada Colada (MLC) apresenta uma grande gama de aplicações. No Brasil, o seu emprego na forma de cruzetas para postes de rede aérea de distribuição de energia elétrica tem despertado a atenção de companhias do ramo, motivadas pelo potencial de emprego deste material. Dentre os fatores que influenciam o desempenho mecânico de soluções em MLC destacam-se a eficiência e a afinidade dos adesivos para com as espécies de madeiras utilizadas, o tipo de tratamento e o teor de umidade das lâminas de madeira, motivando o desenvolvimento de novas pesquisas nesta temática. Este trabalho objetivou investigar, via Método de Planejamento Fatorial de Experimentos (DOE), a influência dos fatores tipo de madeira (pinus; teca; eucalipto), adesivo (Purbond; Cascophen) e tratamento (CCA; CCB; CCBS) nas variáveis respostas resistência ao cisalhamento e à delaminação, consistindo nos mesmos fatores e combinação avaliados no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL/EESC-PD220-07: Cabeça de Série da Cruzeta de MLC. Os resultados da análise estatística revelaram que o fator tipo de madeira expressou efeito significativo para ambas as variáveis respostas avaliadas, o mesmo não ocorrendo com os fatores tipo de adesivo e de tratamento. Já o teor de umidade mostrou ser significativo em todas as espécies de madeira quando analisada a resistência ao cisalhamento, apresentando a madeira de teca a maior resistência ao cisalhamento e à delaminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Projeto de Estruturas de Madeira. NBR 7190, Rio de Janeiro, 1997.

CALIL NETO, C. Madeira laminada colada (MLC): controle de qualidade em combinações espécie-adesivo-tratamento-preservativo. São Carlos, 2011. Dissertação de Mestrado – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

CALIL, C. JR.; LAHR, F. A. R.; DIAS, A. A. Dimensionamento de elementos estruturais de madeira. Editora Manole Ltda, Barueri-SP, 2003.

CALIL, C. N. A Madeira Laminada Colada. Revista da Madeira, Caxias do Sul, 5p. Artigo técnico. Disponível em http://www.remade.com.br, 2010.

CANADIAN STANDARDS ASSOCIATION - CSA 0177:2006. Qualification Code for Manufactures of Structural Glued. Laminated Timber. 16p.

CHOU, Y.; POLANSKY A. M.; MASON R. L. Transforming non-normal data to normality in statistical process control. Journal of Quality Technology, 30, April, 133-141, 1998.

FIORELLI, J. Estudo teórico e experimental de vigas de madeira laminada colada reforçadas com fibras de vidro. São Carlos, 2005. Tese de Doutorado – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

GRAEFF, A. Estudo da madeira laminada colada com emendas de topo reforçadas com fibras de vidro. Florianópolis, 1995. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Santa Catarina.

MACEDO, A. N. Fadiga em emendas dentadas em madeira laminada colada. São Carlos, 2000. Tese de Doutorado – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

MONTGOMERY, D. C. Design and analysis of experiments. 6a edition. Arizona, John Wiley & Sons Inc., 2005.

PIZZI, A. Advanced wood adhesives technology. New York: Marcel Dekker, 1994. 297 p.

ROWLANDS, H.; ANTONY, F. Application of design of experiments to a spot welding process. Assembly Automation, v.23, n.3, p. 273-279, 2003.

VICK, C. B.; GEIMER, R. L.; WOOD, J. E. Flakeoards from recycled CCA-treated southern pine lumber. Forest Products Journal, v. 46, p.89-91, 1996.

WERKEMA, M. C. C.; AGUIAR, S. Planejamento e análise de experimentos: Como identificar e avaliar as principais variáveis influentes em um processo, Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996.

ZANGIÁCOMO, A. L. Emprego de espécies tropicais alternativas na produção de elementos estruturais de madeira laminada colada. Dissertação de Mestrado – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos, 2003.

ZHANG, J.; KAMDEM, D. P. Interaction of copper-amine with southern pine. Wood Fibre Science, vol. 32, p. 332-339, 2000.

Downloads

Publicado

26-12-2014

Como Citar

Calil Neto, C., Christoforo, A. L., Ribeiro Filho, S. L. M., Lahr, F. A. R., & Calil Junior, C. (2014). AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E À DELAMINAÇÃO EM MADEIRA LAMINADA COLADA. Ciência Florestal, 24(4), 989–996. https://doi.org/10.5902/1980509816612

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)