Análise dos Dois Principais Fatores de Decaimento da Coluna Total de Ozônio sobre o Sul da América do Sul

Authors

  • Laís San Martins Schmalfuss Universidade Federal de Pelotas
  • Glauber Lopes Mariano Universidade Federal de Pelotas
  • Damaris Kirsch Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Vaz Peres Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12812

Keywords:

Ozônio, América do Sul, OMI, radiação UV.

Abstract

 O ozônio (O3) é indispensável para a vida na Terra pois absorve radiação ultravioleta do tipo B (UV-B) que é prejudicial para a saúde de seres vivos. Desde o início da década de 1980 relatou-se a existência de uma depleção na camada de ozônio sobre a Antártica e que esta poderia se mover para latitudes menores. O objetivo deste trabalho é a análise dos principais eventos de decaimento da coluna total de ozônio sobre a América do Sul (20°S, 40°S e 30°W, 80°W) entre 2004 e 2011, através da comparação com a média mensal e limiar de seis localidades. Ao comparar as duas maiores seqüências de dias abaixo do limiar (05 dias em cada evento) no período de estudo para meses distintos, constatou-se decaimento da coluna total de ozônio para o mês de maio de 2010 devido à circulação Brewer-Dobson que mistura o ar pobre em ozônio da região tropical com o ar da região Antártica. O mês de outubro de 2010 apresentou decaimento devido ao efeito secundário (origem Antártica). Percebeu-se que os valores apresentados durante os eventos de decaimento da coluna total de ozônio no mês de maio são menores que os decorrentes do efeito secundário em outubro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laís San Martins Schmalfuss, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Meteorologia na Universidade Federal de Pelotas, bacharela em Meteorologia na Universidade Federal de Pelotas, foi bolsista do Programa de Projeto de Extensão (Discussão e Interpretação do Tempo Previsto) durante o ano de 2011.

Glauber Lopes Mariano, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas(UFAL) e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico do estado de Alagoas(CEFET/AL). Mestrado em Meteorologia (UFAL) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atua na área de geociências, com ênfase em poluição da atmosfera e sensoriamento remoto da atmosfera. Atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordenador do colegiado do curso de Graduação em Meteorologia.

Damaris Kirsch Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas (1992) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: ozônio atmosférico, radiação ultravioleta, aerossóis e dióxido de nitrogênio atmosférico. Atualmente exerce a função de Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Química da UFSM.

Lucas Vaz Peres, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Meteorologia (2010) e Mestrado em Meteorologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM . Doutorando em Meteorologia, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atua em conjunto com o Laboratório Troposfera, Estratosfera, Radiação Ultravioleta e Ozônio Atmosférico do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - CRS/INPE - MCTI e o Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade Federal de Santa Maria (LACESM) no desenvolvimento do projeto "Análise da Ocorrência de Eventos de Efeitos secundários do Buraco de Ozônio Antártico sobre o Sul do Brasil , identificando os padrões atmosféricos durante a ocorrência deste tipo de fenômeno.

Published

2014-11-14

How to Cite

Schmalfuss, L. S. M., Mariano, G. L., Pinheiro, D. K., & Peres, L. V. (2014). Análise dos Dois Principais Fatores de Decaimento da Coluna Total de Ozônio sobre o Sul da América do Sul. Ciência E Natura, 36(2), 415–422. https://doi.org/10.5902/2179460X12812

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2