https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atom Ciência e Natura: Notícias 2025-08-21T14:51:35-03:00 Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A Revista Ciência e Natura foi criada em 1979 para atender às necessidades de pesquisadores das diferentes áreas do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) de publicar seus trabalhos, divulgá-los e manter intercâmbio com outras publicações. É um meio de divulgação de trabalhos relacionados com as Ciências Naturais e Exatas, que atende majoritariamente as áreas de Física, Matemática, Estatística, Química, Geociências, Geografia, Biologia e Meteorologia, bem como a Educação nestas áreas e a interdisciplinaridade entre elas.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN <span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;2179-460X&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:14915,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16777215},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:-570425344},&quot;15&quot;:&quot;Open Sans&quot;,&quot;16&quot;:11}">2179-460X</span> | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/841 Crescimento e produção do girassol H-251 sob efeitos da aplicação de diluições de água produzida a partir de petróleo 2025-08-21T14:51:35-03:00 Ciência e Natura <p data-start="93" data-end="771">Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido avaliaram os efeitos da aplicação de diluições de água produzida da indústria do petróleo no cultivo de girassóis. O experimento, realizado em casa de vegetação, testou diferentes proporções entre água subterrânea e água produzida tratada. Os resultados mostraram aumento de até 77% no diâmetro do caule e 65% no capítulo dos girassóis com o uso da água produzida diluída. Também foram observados efeitos específicos sobre os teores de zinco nas folhas e de sódio nas raízes. O estudo aponta o potencial de aproveitamento desse recurso como alternativa sustentável na agricultura.</p> <p data-start="773" data-end="890"> </p> <p data-start="773" data-end="890"><a href="https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/86048"><strong>SAIBA MAIS</strong></a></p> 2025-08-21T14:51:35-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/807 Artigos recentes: Função Quadrática: uma análise das Avaliações Externas (SPAECE e SISEDU) do estado do Ceará, para uma abordagem didática no ensino dessa função 2024-11-05T15:58:41-03:00 Ciência e Natura <p><span style="font-weight: 400;">Uma pesquisa realizada no Colégio Estadual Liceu de Caucaia, em Caucaia-CE, destacou a eficácia do uso do software GeoGebra e de abordagens de resolução de problemas para o ensino da função quadrática. O estudo, conduzido no segundo semestre de 2022, identificou um déficit de conhecimento sobre o tema entre os alunos da 3ª série do ensino médio, conforme dados de avaliações externas, e propôs uma nova abordagem didática para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica e práticas em sala de aula, os educadores aplicaram o GeoGebra como ferramenta para explorar conceitos da função quadrática, visando facilitar a compreensão dos alunos.Os resultados indicaram que abordagens didáticas direcionadas contribuíram para aprimorar o conhecimento dos alunos sobre a função quadrática, resultando em uma elevação nos índices do SPAECE da escola.</span></p> <p> </p> <p><a href="https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/87954">SAIBA MAIS</a></p> 2024-11-05T15:58:41-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/764 Highlights: Horta na Escola: a importância do ensino ambiental na infância 2023-12-04T15:02:24-03:00 Ciência e Natura <p>Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE de 2019, cerca de 92% do açaí brasileiro produzido no Brasil é concentrado na região norte. Durante a produção extrativa da fruta, estima-se que 85% dos seus resíduos, como fibras e caroços são descartados, o que representa de acordo com a pesquisa, um risco potencial ao meio ambiente especialmente na sua destinação final.</p> <p>A pesquisa intitulada <strong>“Horta na Escola: ações de educação ambiental com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó-PA”</strong>, publicada pela Ciência e Natura, teve por objetivo proporcionar o conhecimento prático, relacionado ao meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável como estratégia de educação ambiental por meio da horta escolar, com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó. </p> <p>O estudo foi realizado em duas etapas, com estudantes do 5º ano de ensino fundamental, perfazendo um total de 200 alunos. A primeira etapa ocorreu por meio da solicitação de atividades (desenhos) sobre suas percepções de meio ambiente e da produção familiar. A segunda etapa os alunos foram levados para o Instituto Federal do Pará – Campus Breves, onde foram realizadas as oficinas práticas baseadas nos temas apresentados na palestra teórica da primeira etapa.</p> <p>Para saber mais, acesse em: https://doi.org/10.5902/2179460X67660</p> 2023-12-04T15:02:24-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/742 Highlights: O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos 2023-02-08T09:08:46-03:00 Ciência e Natura <p>O artigo intitulado “Agrotóxicos em diferentes compartimentos ambientais no Brasil: Um review” foi publicado na Revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</p> <p>A pesquisa aborda: </p> <ul> <li>O efeito acumulativo de agrotóxicos em compartimentos ambientais e os potenciais efeitos adversos à saúde da população;</li> <li>Agrotóxicos e suas respectivas concentrações presentes na água, solo e alimentos em diferentes regiões do Brasil;</li> <li>DDT e seus metabólitos e atrazina foram os pesticidas mais encontrados em concentrações acima do Limite Máximo de Resíduos;</li> <li>Crianças podem ser mais vulneráveis ​​ao limite seguro de resíduos de pesticidas. </li> </ul> <p>Este artigo é de autoria de Mayane Prado de Oliveira, Anny Beatriz Santana e Silva, Cesar Vinicius Toniciolli Rigueto, Raquel Aparecida Loss, Sumaya Ferreira Guedes e Claudineia Aparecida Queli Geraldi</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X70715">Saiba mais</a></p> 2023-02-08T09:08:46-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/739 Highlights: As práticas agroecológicas como princípio de educação ambiental nas escolas 2023-02-08T09:04:05-03:00 Ciência e Natura <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Horta na Escola: ações de educação ambiental com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó-PA” foi publicado na Revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">O uso de horta pode ser um instrumento na educação ambiental com alunos do ensino fundamental;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Conscientização da comunidade escolar para a educação ambiental por meio da produção de adubos orgânicos na produção de hortaliças; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem de educação ambiental para desenvolvimento de senso crítico por parte das crianças; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Mitigar deficiências no ensino sobre o tema educação ambiental no ensino básico, através de oficinas teóricas e práticas.</span></li> </ul> <div> <p>Este artigo é de autoria de Alessandra Farias Soares, Elivanete Novaes de Freitas, Jackeline Pinheiro Alves, Melyssa Galvão Corrêa, Iracelma Silva Cristo, Ivanildo Amorim de Oliveira, Ludmila de Freitas e Haroldo Ferreira de Araújo</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X67660">Saiba mais</a></p> </div> 2023-02-08T09:04:05-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/738 Highlights: A construção de uma nova métrica para a vantagem da casa no futebol 2023-02-08T09:02:40-03:00 Ciência e Natura <p>O artigo intitulado “Proposta de uma métrica para o efeito de casa baseada em pontos ganhos” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</p> <p>A pesquisa aborda:</p> <ul> <li>Uma nova função para obtenção da vantagem de casa para competições de futebol baseado em pontos e sem sofrer um inflacionamento em relação à habilidade de um time.</li> <li>Uma nova forma de obter uma medida de vantagem de casa com um teste que filtra possíveis efeitos aleatórios ou não relacionados e que permite visualizar o comportamento longitudinal da vantagem de casa para um time. </li> <li>Uma nova metodologia para utilizar pontos como variável de entrada para medir a vantagem de casa e que permite solucionar certas fragilidades que existem quando se utiliza pontos para medir a vantagem de casa.</li> </ul> <p>Este artigo é de autoria de Giovani Festa Paludo, Nikolas Neves de Figueiredo e Eric Batista Ferreira</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X68508">Saiba mais </a></p> 2023-02-08T09:02:40-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/736 Highlights: A construção de uma nova métrica para a vantagem da casa no futebol 2023-02-08T08:33:34-03:00 Ciência e Natura <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Proposta de uma métrica para o efeito de casa baseada em pontos ganhos” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Uma nova função para obtenção da vantagem de casa para competições de futebol baseado em pontos e sem sofrer um inflacionamento em relação à habilidade de um time.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Uma nova forma de obter uma medida de vantagem de casa com um teste que filtra possíveis efeitos aleatórios ou não relacionados e que permite visualizar o comportamento longitudinal da vantagem de casa para um time. </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Uma nova metodologia para utilizar pontos como variável de entrada para medir a vantagem de casa e que permite solucionar certas fragilidades que existem quando se utiliza pontos para medir a vantagem de casa.</span></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é de autoria de Giovani Festa Paludo, Nikolas Neves de Figueiredo e Eric Batista Ferreira</span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X68508"><span style="font-weight: 400;">Saiba mais </span></a></p> 2023-02-08T08:33:34-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/733 Normas da American Psychological Association (APA) 2023-01-24T19:10:27-03:00 Ciência e Natura <p>Caros autores e caras autoras,<br /><br />A Ciência e Natura está em processo de readequação das normas para artigos submetidos em inglês.<br /><br />O atual volume da revista (45) adotará as normas de citações e referências da American Psychological Association (APA) em artigos escritos em inglês e seguirá as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em artigos escritos em português. </p> 2023-01-24T19:10:27-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/713 Highlights: Potencializando o processo ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Mecânica Estatística 2022-11-30T09:17:24-03:00 Ciência e Natura <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Astronomia como ferramenta lúdica para o ensino de física: equação de estado e as estrelas anãs brancas” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 44, 2022.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li><span style="font-weight: 400;"> Estrelas anãs brancas (WDS) são o estágio final da evolução de uma </span>estrela com até 8M⊙, como o Sol.</li> <li><span style="font-weight: 400;">As WDS são compactas, possuem uma alta densidade, e são descritas </span>como um gás de fermi degenerado.</li> <li><span style="font-weight: 400;">Para as WDS quanto maior sua massa menor seu diâmetro.</span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> As estrelas anãs brancas são um ótimo objeto para estudar e aprender a </span>dedução da equação de estado de um gás de fermi degenerado.</li> </ul> <div> <p>O artigo é de autoria de Lara Maria Gatto e Dinalva Aires de Sales.</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X66837">Saiba mais</a></p> </div> 2022-11-30T09:17:24-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/712 Highlights: Duas espécies inéditas de mariposas são registradas na Amazônia Brasileira 2022-11-30T08:59:38-03:00 Ciência e Natura <p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Arctiini Leach, [1815] (Lepidoptera, Erebidae, Arctiinae) ocorrentes em áreas de savanas na Área de Proteção Ambiental Alter do Chão, Pará, Brasil” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 44, 2022.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li><span style="font-weight: 400;"> A biodiversidade das mariposas tigre na savana amazônica. </span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> A composição de espécies em áreas de savana e como esta difere das encontradas na floresta tropical e áreas alteradas. </span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> O registro inédito das mariposas Idalus multicolor e Pheia lateralis no Brasil. </span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> A importância das savanas amazônicas para a conservação do nosso biota.</span></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">O artigo é de autoria de José Augusto Teston, doutor em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e por Danúbia Marcela Pereira Valente, doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede BIONORTE. Recebeu apoio do projeto Rede Nacional de Pesquisa e Conservação de Lepidópteros - RedeLep (SISBIOTA – Brasil/CNPq 563332/2010-7); da Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA).<br /></span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X63813">Saiba mais</a></p> <p> </p> 2022-11-30T08:59:38-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/695 Artigos recentes: Educação Inclusiva no Ensino de Ciências e de Química - Uma revisão da literatura sobre as propostas pedagógicas direcionadas a estudantes com desenvolvimento atípico 2022-07-25T19:20:02-03:00 Ciência e Natura <p><a title="Vol. 44(2022)" href="https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/issue/view/2293" target="_blank" rel="noopener">Vol. 44(2022)</a></p> <p><strong>Por: Franciane Silva Cruz de Lima, Denise Maria Bohn, Camila Greff Passos, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro</strong></p> <p> </p> <p><strong>Highlights</strong></p> <ol> <li>Mapeamento sobre como a perspectiva da Educação Inclusiva está sendo abordada nas pesquisas da área de ensino de Ciências e de Química, para identificar propostas pedagógicas com estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva.</li> </ol> <p> </p> <ol start="2"> <li>Considera-se estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva aqueles com deficiência intelectual ou múltiplas, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtorno do espectro altista, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou outro transtorno de aprendizagem.</li> </ol> <p> </p> <ol start="3"> <li>Revisão bibliográfica em periódicos classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016 na área de ensino de Ciências, no período de publicações entre 2006 e maio de 2019.</li> </ol> <p> </p> <ol start="4"> <li>A maioria dos 73 artigos analisados versa sobre as concepções e formação de professores. Boa parte dos artigos são teóricos e poucos descreveram pesquisas no contexto escolar e sobre estratégias didáticas.</li> </ol> <p> </p> <ol start="5"> <li>Destaca-se a escassez de pesquisas quanto ao âmbito das concepções dos estudantes e aspectos cognitivos acerca de sua aprendizagem, a partir da perspectiva inclusiva, nas principais revistas da área, principalmente analisando experiências didáticas no ensino de Ciências e de Química.</li> </ol> <p> </p> <p><strong><a title="Graphical Abstract" href="https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/libraryFiles/downloadPublic/242">Graphical Abstract</a></strong></p> <p> </p> <p><strong>DOI: </strong></p> <p><span class="value"><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X67178">https://doi.org/10.5902/2179460X67178</a></span></p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave: </strong></p> <p>Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Educação de pessoas com Desenvolvimento Atípico</p> <p> </p> <p><strong><span class="value">Boa leitura!</span></strong></p> 2022-07-25T19:20:02-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/694 Vol. 45 2022-07-21T12:27:55-03:00 Ciência e Natura 2022-07-21T12:27:55-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/628 Revista Ciência e Natura em nova plataforma 2021-12-19T15:09:13-03:00 Ciência e Natura <p>A Ciência e Natura é uma revista institucional que integra o Portal de Periódicos da UFSM e já está operando com a nova versão. Esta mudança vai proporcionar uma experiência mais agradável para quem utilizar a revista em todos os perfis disponíveis.</p> <p>Informamos que a plataforma está em fase de implementação de novas funcionalidades. Caso você perceba algo que possa ser melhorado ou corrigido, entre em contato e contribua para que coletivamente possamos aprimorar o site da revista.</p> <p>Agradecemos a compreensão pelo tempo em que o sistema ficou fora do ar e pelo seu interesse em publicar na revista. Aguardamos a submissão do seu trabalho!</p> 2021-12-19T15:09:13-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/610 Highlights: Knowledge about tuberculosis in individuals deprived of liberty of a regional penitentiary in the Zona da Mata Mineira - Brazil. 2021-07-14T19:02:42-03:00 Ciência e Natura <p><strong>Highlights:</strong></p><ul><li>The study analyzed the knowledge of people deprived of their liberty about the transmission, prevention and treatment of tuberculosis.</li><li>Approximately 40% of the detainees reported not having knowledge about the disease.</li><li>Lack of knowledge about tuberculosis was associated with less education, lower income, closed regime, being the first prison, not having contact with tuberculosis, not showing symptoms related to the disease and not having an HIV test.</li></ul> 2021-07-14T19:02:42-03:00 https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/609 Highlights: Antimicrobial activity of dermocosmetic formulations based on Piptadenia gonoacantha 2021-07-08T09:31:59-03:00 Ciência e Natura <div>HIGHLIGHTS</div><ul><li>The extract of <em>Piptadenia gonoacantha</em> presents in its chemical constitution phenolic compounds such as rutin, quercetin and 6-hydroxycoumarin.</li><li>The formulations with <em>P. gonoacantha</em> extract also showed antibacterial activity similar to the extract and substantial equivalence to controls.</li><li>The fact that the active input is withdrawn from nature, of a large tree, widely distributed in the Atlantic forest, of easy proliferation, reduces the costs of the final formulation.</li></ul> 2021-07-08T09:31:59-03:00