https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atomCiência e Natura: Announcements2024-11-05T15:58:41-03:00Open Journal Systems<p style="text-align: justify;">The <strong>Ciência e Natura</strong> Journal was created in 1979 to meet the needs of researchers from the different areas of the Exact and Natural Sciences Center (CCNE), to publish their work, to disclose them and to maintain interchange with other publications.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN <span data-sheets-value="{"1":2,"2":"2179-460X"}" data-sheets-userformat="{"2":14915,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16777215},"9":1,"12":0,"14":{"1":2,"2":-570425344},"15":"Open Sans","16":11}">2179-460X</span> | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/807New articles: Função Quadrática: uma análise das Avaliações Externas (SPAECE e SISEDU) do estado do Ceará, para uma abordagem didática no ensino dessa função2024-11-05T15:58:41-03:00Ciência e Natura<p><span style="font-weight: 400;">Uma pesquisa realizada no Colégio Estadual Liceu de Caucaia, em Caucaia-CE, destacou a eficácia do uso do software GeoGebra e de abordagens de resolução de problemas para o ensino da função quadrática. O estudo, conduzido no segundo semestre de 2022, identificou um déficit de conhecimento sobre o tema entre os alunos da 3ª série do ensino médio, conforme dados de avaliações externas, e propôs uma nova abordagem didática para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica e práticas em sala de aula, os educadores aplicaram o GeoGebra como ferramenta para explorar conceitos da função quadrática, visando facilitar a compreensão dos alunos.Os resultados indicaram que abordagens didáticas direcionadas contribuíram para aprimorar o conhecimento dos alunos sobre a função quadrática, resultando em uma elevação nos índices do SPAECE da escola.</span></p> <p> </p> <p><a href="https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/87954">SAIBA MAIS</a></p>2024-11-05T15:58:41-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/764Highlights: Garden at School: the importance of environmental education in childhood2023-12-04T15:02:24-03:00Ciência e Natura<p>According to the 2019 IBGE, 90% of Brazilian açaí produced comes from the North Region. During the extractive production of the fruit, it is estimated that 85% of its waste, such as fibers and seeds, are discarded, which represents a potential risk to the environment and its final destination.</p> <p>Therefore, in addition to a more direct agroecological solutions to reduce this damage, Environmental Education is one of the main alternatives to reduce environmental degradation by preparing future generations.</p> <p>With this in mind, this work published by Ciencia e Natura led training and understanding in connection with homelike vegetable production to municipal elementary schools in the city of Breves Ilha do Marajó, in Pará. Thus, the children were able to take practical lessons from the reuse promoted indoors, which stimulates and further increases the level of ecological knowledge of the city's residents.</p> <p>To learn more, visit: https://doi.org/10.5902/2179460X67660</p>2023-12-04T15:02:24-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/742Highlights: O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos2023-02-08T09:08:46-03:00Ciência e Natura<p>O artigo intitulado “Agrotóxicos em diferentes compartimentos ambientais no Brasil: Um review” foi publicado na Revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</p> <p>A pesquisa aborda: </p> <ul> <li>O efeito acumulativo de agrotóxicos em compartimentos ambientais e os potenciais efeitos adversos à saúde da população;</li> <li>Agrotóxicos e suas respectivas concentrações presentes na água, solo e alimentos em diferentes regiões do Brasil;</li> <li>DDT e seus metabólitos e atrazina foram os pesticidas mais encontrados em concentrações acima do Limite Máximo de Resíduos;</li> <li>Crianças podem ser mais vulneráveis ao limite seguro de resíduos de pesticidas. </li> </ul> <p>Este artigo é de autoria de Mayane Prado de Oliveira, Anny Beatriz Santana e Silva, Cesar Vinicius Toniciolli Rigueto, Raquel Aparecida Loss, Sumaya Ferreira Guedes e Claudineia Aparecida Queli Geraldi</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X70715">Saiba mais</a></p>2023-02-08T09:08:46-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/739Highlights: As práticas agroecológicas como princípio de educação ambiental nas escolas2023-02-08T09:04:05-03:00Ciência e Natura<p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Horta na Escola: ações de educação ambiental com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó-PA” foi publicado na Revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">O uso de horta pode ser um instrumento na educação ambiental com alunos do ensino fundamental;</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Conscientização da comunidade escolar para a educação ambiental por meio da produção de adubos orgânicos na produção de hortaliças; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem de educação ambiental para desenvolvimento de senso crítico por parte das crianças; </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Mitigar deficiências no ensino sobre o tema educação ambiental no ensino básico, através de oficinas teóricas e práticas.</span></li> </ul> <div> <p>Este artigo é de autoria de Alessandra Farias Soares, Elivanete Novaes de Freitas, Jackeline Pinheiro Alves, Melyssa Galvão Corrêa, Iracelma Silva Cristo, Ivanildo Amorim de Oliveira, Ludmila de Freitas e Haroldo Ferreira de Araújo</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X67660">Saiba mais</a></p> </div>2023-02-08T09:04:05-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/738Highlights: A construção de uma nova métrica para a vantagem da casa no futebol2023-02-08T09:02:40-03:00Ciência e Natura<p>O artigo intitulado “Proposta de uma métrica para o efeito de casa baseada em pontos ganhos” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</p> <p>A pesquisa aborda:</p> <ul> <li>Uma nova função para obtenção da vantagem de casa para competições de futebol baseado em pontos e sem sofrer um inflacionamento em relação à habilidade de um time.</li> <li>Uma nova forma de obter uma medida de vantagem de casa com um teste que filtra possíveis efeitos aleatórios ou não relacionados e que permite visualizar o comportamento longitudinal da vantagem de casa para um time. </li> <li>Uma nova metodologia para utilizar pontos como variável de entrada para medir a vantagem de casa e que permite solucionar certas fragilidades que existem quando se utiliza pontos para medir a vantagem de casa.</li> </ul> <p>Este artigo é de autoria de Giovani Festa Paludo, Nikolas Neves de Figueiredo e Eric Batista Ferreira</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X68508">Saiba mais </a></p>2023-02-08T09:02:40-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/736Highlights: A construção de uma nova métrica para a vantagem da casa no futebol2023-02-08T08:33:34-03:00Ciência e Natura<p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Proposta de uma métrica para o efeito de casa baseada em pontos ganhos” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 45, 2023.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Uma nova função para obtenção da vantagem de casa para competições de futebol baseado em pontos e sem sofrer um inflacionamento em relação à habilidade de um time.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Uma nova forma de obter uma medida de vantagem de casa com um teste que filtra possíveis efeitos aleatórios ou não relacionados e que permite visualizar o comportamento longitudinal da vantagem de casa para um time. </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><span style="font-weight: 400;">Uma nova metodologia para utilizar pontos como variável de entrada para medir a vantagem de casa e que permite solucionar certas fragilidades que existem quando se utiliza pontos para medir a vantagem de casa.</span></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é de autoria de Giovani Festa Paludo, Nikolas Neves de Figueiredo e Eric Batista Ferreira</span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X68508"><span style="font-weight: 400;">Saiba mais </span></a></p>2023-02-08T08:33:34-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/733Normas da American Psychological Association (APA)2023-01-24T19:10:27-03:00Ciência e Natura<p>Caros autores e caras autoras,<br /><br />A Ciência e Natura está em processo de readequação das normas para artigos submetidos em inglês.<br /><br />O atual volume da revista (45) adotará as normas de citações e referências da American Psychological Association (APA) em artigos escritores em inglês e seguirá as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em artigos escritos em português. </p>2023-01-24T19:10:27-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/713Highlights: Potencializando o processo ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Mecânica Estatística2022-11-30T09:17:24-03:00Ciência e Natura<p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Astronomia como ferramenta lúdica para o ensino de física: equação de estado e as estrelas anãs brancas” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 44, 2022.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li><span style="font-weight: 400;"> Estrelas anãs brancas (WDS) são o estágio final da evolução de uma </span>estrela com até 8M⊙, como o Sol.</li> <li><span style="font-weight: 400;">As WDS são compactas, possuem uma alta densidade, e são descritas </span>como um gás de fermi degenerado.</li> <li><span style="font-weight: 400;">Para as WDS quanto maior sua massa menor seu diâmetro.</span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> As estrelas anãs brancas são um ótimo objeto para estudar e aprender a </span>dedução da equação de estado de um gás de fermi degenerado.</li> </ul> <div> <p>O artigo é de autoria de Lara Maria Gatto e Dinalva Aires de Sales.</p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X66837">Saiba mais</a></p> </div>2022-11-30T09:17:24-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/712Highlights: Duas espécies inéditas de mariposas são registradas na Amazônia Brasileira2022-11-30T08:59:38-03:00Ciência e Natura<p><span style="font-weight: 400;">O artigo intitulado “Arctiini Leach, [1815] (Lepidoptera, Erebidae, Arctiinae) ocorrentes em áreas de savanas na Área de Proteção Ambiental Alter do Chão, Pará, Brasil” foi publicado na revista Ciência e Natura, v. 44, 2022.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa aborda:</span></p> <ul> <li><span style="font-weight: 400;"> A biodiversidade das mariposas tigre na savana amazônica. </span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> A composição de espécies em áreas de savana e como esta difere das encontradas na floresta tropical e áreas alteradas. </span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> O registro inédito das mariposas Idalus multicolor e Pheia lateralis no Brasil. </span></li> <li><span style="font-weight: 400;"> A importância das savanas amazônicas para a conservação do nosso biota.</span></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">O artigo é de autoria de José Augusto Teston, doutor em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e por Danúbia Marcela Pereira Valente, doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede BIONORTE. Recebeu apoio do projeto Rede Nacional de Pesquisa e Conservação de Lepidópteros - RedeLep (SISBIOTA – Brasil/CNPq 563332/2010-7); da Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA).<br /></span></p> <p><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X63813">Saiba mais</a></p> <p> </p>2022-11-30T08:59:38-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/695New articles: Inclusive Education in Science and Chemistry Teaching - A literature review on pedagogical proposals aimed at students with atypical development.2022-07-25T19:20:02-03:00Ciência e Natura<p><strong><a title="Vol. 44(2022)" href="https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/issue/view/2293" target="_blank" rel="noopener">Vol. 44(2022)</a></strong></p> <p><strong>Por: Franciane Silva Cruz de Lima, Denise Maria Bohn, Camila Greff Passos, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro</strong></p> <p> </p> <p><strong>Highlights</strong></p> <ol> <li>Mapeamento sobre como a perspectiva da Educação Inclusiva está sendo abordada nas pesquisas da área de ensino de Ciências e de Química, para identificar propostas pedagógicas com estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva.</li> </ol> <p> </p> <ol start="2"> <li>Considera-se estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva aqueles com deficiência intelectual ou múltiplas, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtorno do espectro altista, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou outro transtorno de aprendizagem.</li> </ol> <p> </p> <ol start="3"> <li>Revisão bibliográfica em periódicos classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016 na área de ensino de Ciências, no período de publicações entre 2006 e maio de 2019.</li> </ol> <p> </p> <ol start="4"> <li>A maioria dos 73 artigos analisados versa sobre as concepções e formação de professores. Boa parte dos artigos são teóricos e poucos descreveram pesquisas no contexto escolar e sobre estratégias didáticas.</li> </ol> <p> </p> <ol start="5"> <li>Destaca-se a escassez de pesquisas quanto ao âmbito das concepções dos estudantes e aspectos cognitivos acerca de sua aprendizagem, a partir da perspectiva inclusiva, nas principais revistas da área, principalmente analisando experiências didáticas no ensino de Ciências e de Química.</li> </ol> <p> </p> <p><strong><a title="Graphical Abstract" href="https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/libraryFiles/downloadPublic/242">Graphical Abstract</a></strong></p> <p> </p> <p><strong>DOI: </strong></p> <p><span class="value"><a href="https://doi.org/10.5902/2179460X67178">https://doi.org/10.5902/2179460X67178</a></span></p> <p> </p> <p><strong>Keywords:</strong></p> <p>Inclusive education, Science teaching, Education of people with Atypical Development</p>2022-07-25T19:20:02-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/694Vol. 452022-07-21T12:27:55-03:00Ciência e Natura2022-07-21T12:27:55-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/628Ciência e Natura on a new system version2021-12-19T15:09:13-03:00Ciência e Natura<p>The Ciência e Natura is an institutional journal that integrates the Portal de Periódicos of the UFSM and is already operating with the new version. This change will provide a more pleasant experience for all available profiles.</p> <p><br />We inform that we are implementing new features in the system. If you see something that could be improved or corrected, get in touch with us, and contribute so that we can collectively improve the journal's website.</p> <p><br />We appreciate your understanding for the time the system was down and for your interest in publishing in the journal. We look forward to your work’s submission!</p>2021-12-19T15:09:13-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/610Highlights: Knowledge about tuberculosis in individuals deprived of liberty of a regional penitentiary in the Zona da Mata Mineira - Brazil.2021-07-14T19:02:42-03:00Ciência e Natura<p><strong>Highlights:</strong></p><ul><li>The study analyzed the knowledge of people deprived of their liberty about the transmission, prevention and treatment of tuberculosis.</li><li>Approximately 40% of the detainees reported not having knowledge about the disease.</li><li>Lack of knowledge about tuberculosis was associated with less education, lower income, closed regime, being the first prison, not having contact with tuberculosis, not showing symptoms related to the disease and not having an HIV test.</li></ul>2021-07-14T19:02:42-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/609Highlights: Antimicrobial activity of dermocosmetic formulations based on Piptadenia gonoacantha2021-07-08T09:31:59-03:00Ciência e Natura<div>HIGHLIGHTS</div><ul><li>The extract of <em>Piptadenia gonoacantha</em> presents in its chemical constitution phenolic compounds such as rutin, quercetin and 6-hydroxycoumarin.</li><li>The formulations with <em>P. gonoacantha</em> extract also showed antibacterial activity similar to the extract and substantial equivalence to controls.</li><li>The fact that the active input is withdrawn from nature, of a large tree, widely distributed in the Atlantic forest, of easy proliferation, reduces the costs of the final formulation.</li></ul>2021-07-08T09:31:59-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/607Highlights: VOL 42 (2020): 40 YEARS - ANNIVERSARY EDITION2021-07-01T10:14:16-03:00Ciência e Natura<p>- A geração de energia elétrica total do Ceará para 2050 foi estimada em 94.775 GWh.</p><p>- São considerados três cenários: um conservador, um de transição e um 100% renovável.</p><p>- O Ceará tem sido pioneiro no uso de plantas FV, tanto isoladas como conectadas à rede elétrica.</p>2021-07-01T10:14:16-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/606Highlights: V. 42 (2020): CIÊNCIA E NATURA: EDIÇÃO COMEMORATIVA – 40 ANOS2021-06-24T09:57:01-03:00Ciência e Natura<p>- It can be seen that the drying time decreases with the increase of the air temperature and with the reduction of the initial moisture content, as expected.</p><p>- Among the mathematical models applied to the experimental data of humidity and time ratio, the most representative was the Midilli’s, having the best adjustment in the different temperatures and thicknesses of the garlic.</p><p>- The samples submitted to drying at 70 °C, with thicknesses of 2 and 3 mm respectively, were dark and this is a negative factor in the final quality of the product</p>2021-06-24T09:57:01-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/595Highlights: V. 43, Special Edition, UFV2021-06-17T09:17:44-03:00Ciência e NaturaThe paper presents an unprecedented study of evaluation of preservatives’ phytotoxicity used in the treatment of bamboo and usually discarded on soil. Three preservatives were evaluated, one of them unpublished, using a simple, low-cost and effective analysis technique. All preservatives were shown to be very phytotoxic even at high dilutions in relation to the concentrations usually used in bamboo, compromising both germination and root development. Thus, the disposal without treatment in the soil will cause risks to the vegetation.2021-06-17T09:17:44-03:00https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/announcement/view/593Highlights: V. 43, Special Edition, UFV2021-06-11T16:44:01-03:00Ciência e Natura<p>1. There was an increase in the motivation for change of the participants after a ketamine single administration.</p><p>2. There was a reduction on GSI of psychiatric symptoms in the moments before and after ketamine administration. <br />3. Ketamine was proven to be an effective medication for the treatment of Stimulant Use Disorders, specifically cocaine and its byproducts.</p>2021-06-11T16:44:01-03:00