Analysis of first degree polynomial function teaching strategies to social applied sciences courses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X29526

Keywords:

Polynomial functions, Income, Cost. Revenue, Social Applied Sciencies

Abstract

This paper aims present a study on the students’ ability to perform relations between first degree polynomial functions (domain, the range, x-intercept and y-intercept) and the economic theory which involves income, cost and revenue, practical applications in the professional area. The proposed study analyses the application of two practical activities containing real data of companies of the textile field. They require math and economical knowledge, reading and comprehension of data and results. This research was conducted at Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brazil, in a group from the second semester of Business Administration Course.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Mendes Caldas Antunes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Professora Substituta - Universidade Federal do Rio Grande - FURG - - Especialização em Ciências Contábeis - Especialização em Contabilidade Pública - Bacharel em Ciências Econômicas - Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Rio Grande - FURG) - Técnico Contábil. Pesquisas: em Matemática Aplicada a Gestão e Negócios e Finanças Públicas.(Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF) LEMAS - Laboratório de Estudos do Ensino de Matemática Superior e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias em Sistemas de Apoio a Decisão LabSadi - FURG 

Cristiana Andrade Poffal, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

é Bacharel em Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Professora Associada (nível I) da Universidade Federal de Rio Grande. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT).

Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Professora Associado I da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Fabíola Aiub Sperotto, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Formação Pedagógica Matemática-EAD pela Universidade Luterana do Brasil (2006) é Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora (classe Associado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Áreas de concentração: Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nas áreas de educação (ensino superior), ensino de matemática, fenômenos de transporte. Integra o corpo docente do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional).

References

BEUREN I. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Atlas; 2012.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998.

CAVASOTTO M, PORTANOVA R. Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de cálculo diferencial e integral. Em: Anais da III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS [Internet]; 2008 Agosto 11-14; Porto Alegre, Brasil. 2008 [cited 2017 ago 17]. Available from: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/EducacaoemCienciaseMatematica/62352%20-%20MARCELO%20CAVASOTTO.pdf.

CHIANG A. Matemática para economistas. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006.

CÔRTES MC. A importância da matemática aplicada nos cursos de administração, ciências contábeis e economia. [monography]. Ji-Paraná: Fundação Universidade Federal De Rondônia/UNIR; 2010. [cited 2017]. Available from: http://www.dmejp.unir.br/menus_arquivos/1787_2010_moizilene_cortes.pdf

CURY H, KONZEN B. Classificação e análise de erros em Álgebra. Em: Anais VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS [Internet]. 2006 [cited 2017 set 22]. Available from: http://www.pucrs.br/research/salao/2006-VIISalaoIC/.

DEMANA F, WAITS B, FOLEY G, KENNEDY D. Pré-cálculo. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall; 2009.

FERREIRA D, JACOBINI O. Modelagem matemática e ambiente de trabalho: uma combinação pedagógica voltada para a aprendizagem. REnCiMa; 1(1):9-26. 2010. [Internet]. [cited 2017 set 22]. Available from: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/2/2.

FERREIRA V, FORTULAN V. Um estudo das funções de 1º e 2º graus aplicadas à economia. Revista Matiz Online. Matão (SP): Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior. Programa de Divulgação Científica do Immes, 2012. Available from: http://www.immes.edu.br/.

FILBER, C. Dificuldades em Matemática ao ingressar no ensino superior. Available from: http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/graduacao/matematica/2007/cfgoncalves.pdf.

GOLDSTEIN L, SCHNEIDER D. Matemática Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. Porto Alegre, Bookman, 2000.

HARSHBARGER R, REYNOLDS J. Matemática Aplicada: Administração, Economia, Ciências Sociais e Biológicas. 7.ed. São Paulo: McGraw - Hill, 2006.

HOFFMANN L, BRADLEY G. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

LEITE A. Aplicações da Matemática: administração, economia e ciências contábeis. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LINCHEVSKI L, LIVNEH D. Structure sense: the relationship between algebraic and numerical contexts. Educational Studies in Mathematics. 1999;(2):173-196.

MARTINS G, THEÓPHILO C. Metodologia da investigação científica para as ciências sociais aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MENEGHETTI C, RODRIGUEZ B, POFFAL C. Gráfico de função polinomial: uma discussão sobre dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior. Ciência e Natura. 2017; 39(1):156-169.

MORETTIN P, HAZZAN S, BUSSAB W. Cálculo: função de uma e duas variáveis. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

MUROLO A, BONETTO G. Matemática aplicada a administração, economia e contabilidade. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

NOSSA V. A necessidade de professores qualificados e atualizados para o ensino da Contabilidade. Revista de Contabilidade do CRC-SP, 1999; 9(3): 18-23.

OLIVEIRA F, BRITO J, VERA J, SOUSA R. Perfil dos alunos ingressantes do curso de administração na Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos. Em: Anais Seminário de Administração da Macrorregião de Picos, Universidade

Federal do Piauí [Internet]; 2015 Outubro, 27-29; Picos, Brasil. 2015 [cited 2017 set 22]. Available from: https://www.google.com.br/url?

sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=18&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiZuqm8v9DWAhUO0GMKHbakArY20154ChAWCEcwBw&url=http%3A%2F%2Fwww.cra-pi.org.br%2Fservicos%2Fartigos%2Fperfil-dos-alunos-ingressantes-do-curso-de-administracao-na-universidade-federal-do-piaui-campus-de-icos.pdf%2Fat_download%2Ffile&usg=AFQjCNGvB6WhJ2YaQzfHEa2MhcILNUqUVQ.

PEÑALOZA V, BASTOS A. O perfil dos alunos do curso de Administração, sob a perspectiva empreendedora. In: XVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2005, Belo Horizonte – MG.

RICCARDI D. O desenvolvimento das competências de alunos formandos do curso de administração de uma universidade pública [monography]. Porto Alegre: Departamento de Ciências Administrativas/UFRGS; 2011.

RODRIGUEZ B, MENEGHETTI C, POFFAL C. Estudo do Perfil dos Alunos do Curso de Matemática Aplicada – Bacharelado: entendendo as razões para o baixo rendimento dos acadêmicos. Ciência e Natura. 2015;(37):151- 162.

SILVA L; MACHADO M. Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade: funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SILVA D, MACHADO G. A matemática e a graduação em ciências contábeis. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. 2004; (9):33-52. Available from: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/UERJ/article/viewFile/683/679.

SIMON C, BLUME L. Matemática para economistas. Trad. Claus Ivo Doering. Porto Alegre: Bookman, 2004.

SOSA J. Resolução de problemas – uma metodologia no primeiro período de um curso de Administração: possibilidades e limitações na prática educativa em Matemática. Pós-Graduação em Educação Matemática. Juiz de Fora, MG, 2011.

VASCONCELLOS M, GARCIA M. Fundamentos de economia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

XAVIER FILHO J. Ciências Contábeis uma ciência social aplicada? Interfaces de Saberes. 2008 (8):1-12.

Published

2018-03-27

How to Cite

Antunes, D. M. C., Poffal, C. A., Rodriguez, B. D. do A., & Sperotto, F. A. (2018). Analysis of first degree polynomial function teaching strategies to social applied sciences courses. Ciência E Natura, 40, e22. https://doi.org/10.5902/2179460X29526

Issue

Section

Teaching

Most read articles by the same author(s)