Matemática Lúdica na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal

Authors

  • Igor dos Santos Lima Universidade Federal de Goiás
  • Lourival Carlos Cunha Junior Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X22521

Keywords:

Algoritmos alternativos, Jogos pedagógicos, Operações entre números inteiros

Abstract

Este artigo tem como objetivo mostrar que o uso de truques/jogos matemáticos e algoritmos alternativos para a multiplicação e divisão de números inteiros contribuíram para o aprendizado destas operações. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º Segmento do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal (CPP-DF). A análise dos resultados foi feita a partir de questionários respondidos pelos alunos e observações realizadas pelo professor durante as aulas. Os participantes demonstraram empenho, dedicação e interesse em relação aos truques/jogos e aos algoritmos alternativos. Constatamos melhoras no rendimento dos alunos. Utilizando os algoritmos egípcio para multiplicação e divisão, obtivemos um aumento de 50% de acertos na multiplicação e de 59% na divisão. Além disso, apresentaremos um método novo para realizar multiplicação e divisão de números inteiros, chamado de Método Quinário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Igor dos Santos Lima, Universidade Federal de Goiás

Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia - IMTec

Lourival Carlos Cunha Junior, Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

SEDF.

References

EVES, H. (2011). Introdução à História da Matemática, 5º edn. Editora da Unicamp, Campinas.

GRANDO, R. C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutorado, Unicamp, Faculdade de Educação, Campinas.

GUINTHER, A. (2009). Análise do desempenho de alunos do ensino fundamental em jogos matemáticos: reflexões sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo, São Paulo.

HEFEZ, A. (2013). Aritmética, Coleção PROFMAT, 1º edn.

SBM.

SÁ, I. P. (2010). A Magia da Matemática, 3º edn. Editora

Ciência Moderna.

SAMPAIO, J. C., MALAGUTTI, P. L. A. (2006). Mágicas

Matemática e Outros Mistérios, 1º edn. Edufscar.

TORRES, J. D. S. (2013). Jogos de Matemática e de Raciocínio

Lógico, 1º edn. Editora Vozes.

Published

2016-09-28

How to Cite

Lima, I. dos S., & Cunha Junior, L. C. (2016). Matemática Lúdica na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal. Ciência E Natura, 38(3), 1448–1461. https://doi.org/10.5902/2179460X22521

Issue

Section

Teaching

Most read articles by the same author(s)