Ensino Médio Inovador e o Estudo dos Problemas Ambientais

Authors

  • Rachel Faverzani Magnago Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Anelise Leal Vieira Cubas Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ana Regina Aguiar Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ivete de Fátima Rossato Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Elisa Helena Siegel Moecke Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X17929

Keywords:

práticas pedagógicas, escolas públicas, ciências exatas, meio ambiente.

Abstract

O artigo socializa práticas pedagógicas desenvolvidas em duas escolas públicas no Estado de Santa Catarina, objetivando dinamizar o processo de ensino-aprendizagem na área de ciências exatas e incentivar os estudantes a ingressarem futuramente em cursos de engenharia. A pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo e empregou o ciclo do PDCA para a organização dos resultados. Os projetos realizados nas escolas foram compostos de atividades abordando o tema do meio ambiente.  Os resultados apontaram que 95 % dos estudantes gostaram de participar dos projetos, 76 % perceberam com mais facilidade a relação entre teoria e prática e 52% dos estudantes sentiram-se estimulados a fazer um curso superior na área de engenharias após a participação nesses projetos.

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Author Biographies

Rachel Faverzani Magnago, Universidade do Sul de Santa Catarina

Atua na Engenharia na área de Química

Anelise Leal Vieira Cubas, Universidade do Sul de Santa Catarina

Atua na Engenharia na área de Engenharia Química

Ana Regina Aguiar, Universidade do Sul de Santa Catarina

Atua na Engenharia na área de Matemática

Ivete de Fátima Rossato, Universidade do Sul de Santa Catarina

Atua na Engenharia na área de Química

Elisa Helena Siegel Moecke, Universidade do Sul de Santa Catarina

Atua na Engenharia na área de Química

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Published

2015-09-10

How to Cite

Magnago, R. F., Cubas, A. L. V., Aguiar, A. R., Rossato, I. de F., & Moecke, E. H. S. (2015). Ensino Médio Inovador e o Estudo dos Problemas Ambientais. Ciência E Natura, 37(3), 849–861. https://doi.org/10.5902/2179460X17929

Issue

Section

Teaching