Logarítmos: de sua invenção até a sala de aula

Authors

  • Saulo Portes dos Reis Instituto Federal de São Paulo/Catanduva-docente
  • Silvia Regina Vieira da Silva UNESP/DOCENTE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X17318

Keywords:

Logarítmos. História da matemática. Napier. Quadratura da hipérbole.

Abstract

O presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino do conceito de logaritmos a partir do contexto histórico de sua evolução.
São abordadas duas perspectivas: a origem do logaritmos motivada pela necessidade de simplificar cálculos; a relação logarítmica
presente no cálculo da área de uma faixa da hipérbole.
Nosso objetivo principal é deixar para o professor do ensino médio que, embora os logaritmos, hoje em dia, não sejam usados
como “instrumento simplificador de cálculos", a compreensão desse conceito se faz importante por suas propriedades descobertas
posteriormente a sua invenção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Saulo Portes dos Reis, Instituto Federal de São Paulo/Catanduva-docente

Professor do Instituto Federal de São Paulo (campus Catanduva) desde setembro de 2014. Graduado em Física pela UNESP Faculdade de engenharia de Ilha Solteira no ano de 2007. Desde 2011 cursa a graduação em Matemática pela mesma instituição, em 05 de maio de 2014 concluiu o mestrado profissional em Matemática (PROFMAT) .

Silvia Regina Vieira da Silva, UNESP/DOCENTE

Possui graduação em Matemática pela UNESP/Rio Claro, mestrado em Matemática pela USP/São Carlos e doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro. Ministra aulas no ensino superior desde 1996, sendo que desde 2009 no Departamento de Matemática da UNESP/Ilha Solteira. Suas pesquisas estão relacionadas, desde 2000, com a Formação do Professor que Ensina Matemática e com o Ensino de Matemática. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM. Coordena subprojeto PIBID/UNESP/Ilha Solteira/Matemática. Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

References

CAJORI. F. Uma História da Matemática.1aed. Rio de

Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

EVES.H. Introdução a História da Matemática., 5a ed.

Campinas: Unicamp, 2010.

LIMA.E.L. Logarítmos. 5a ed. Rio de Janeiro: SBM,

(Coleção do Professor de Matemática).

LIMA. E.L.Meu Professor de Matemática. 6a ed. Rio

de Janeiro: SBM,2012. (Coleção do Professor de Matemática).

LIMA. E. L.; CARVALHO P.C.P ; WAGNER. E; CARVALHO.

A.C. A Matemática do Ensino Médio, 5aed. Rio de Janeiro: SBM,2000. Volume 1. (Coleção do Professor

de Matemática).

MAOR. E. e: a história de um número. 7a ed. Rio de

Janeiro: RECORD, 2012.

REIS.S.P. Logarítmos: uma proposta de ensino. 2014.

f. Dissertação (Mestre em Matemática) - Instituto

de biociências, letras e ciências exatas, Universidade

Estadual Paulista, São José do Rio Preto,SP, 2014.

ROQUE.T, CARVALHO. J.B.P. Tópicos de História da

Matemática. 1a ed. Rio de Janeiro: SBM, 2012.

STEWART. I. Equações que Mudaram o Mundo. 3a ed.

Rio de Janeiro: ZAHAR, 2010.

Published

2015-09-30

How to Cite

Reis, S. P. dos, & Silva, S. R. V. da. (2015). Logarítmos: de sua invenção até a sala de aula. Ciência E Natura, 37(3), 889–897. https://doi.org/10.5902/2179460X17318

Issue

Section

Teaching

Most read articles by the same author(s)