Universidade Federal de Santa Maria
Ci. e Nat., Santa Maria v.42, ed. esp.: meteorologia, e1, 2020
DOI:10.5902/2179460X55344
ISSN 2179-460X
Received: 24/09/20 Accepted: 24/09/20 Published: 30/09/20
Editorial
Trabalhos Destacados no II Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina (II ENMET-SC) - Florianópolis, SC, out/2019
Nos últimos anos o Estado de Santa Catarina tem recebido recursos de infraestrutura para o monitoramento e previsão de fenômenos hidrometeorológicos, principalmente ligados à ocorrência de eventos extremos. Nesse sentido, uma vez que o Estado é frequentemente atingido por tempestades severas, algumas vezes associadas com tornados, e sempre acompanhadas de chuva intensa, granizo e ventos fortes, a comunidade científica tem realizado estudos voltados para a caracterização e previsibilidade destes fenômenos. Nesse sentido, é necessário avançar a discussão conjunta com alguns setores estratégicos diretamente ligados à área de meteorologia, que carecem do refinamento da informação para o desenvolvimento de seu ramo de atividade.
Neste contexto, a ACMET - Associação Catarinense de Meteorologia, entidade representativa dos profissionais de meteorologia, realizou o II ENMET-SC 2019 - Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina, em paralelo com o VIII ESBMET Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia, no período de 14 a 16 de outubro de 2019, na cidade de Florianópolis - SC. O evento reuniu um público de aproximadamente 250 participantes, entre profissionais qualificados, estudantes da área e correlatos para viabilizar discussões relativas em quatro eixos temáticos: Tema 1: Previsão de Curto e Curtíssimo Prazo; Tema 2: Variabilidade Climática Clima e Oceano; Tema 3: Energia Eólica, Fotovoltaica, Geotérmica, Hidráulica, outras; e Tema 4: Produtividade Agrícola, Pesqueira, Agropecuária.
Os trabalhos que se destacaram foram convidados para apresentarem seus resultados de forma completa para esta edição especial da Revista Ciência e Natura. Sendo assim, esta edição especial contém os artigos de destaque do II ENMET-SC, mostrando claramente a qualidade das pesquisas apresentadas.
Os quinze artigos que integram esta edição especial foram selecionados de um total de vinte trabalhos que passaram pelo processo de revisão, escolhidos no conjunto dos setenta e oito apresentados durante o evento, entre apresentações orais e posters. O critério adotado para a seleção dos artigos publicados na presente edição foi a pontuação obtida no processo de avaliação anônima, conduzido tanto por avaliadores designados para o evento como por avaliadores indicados posteriormente pelos editores. Os artigos finais publicados fornecem contribuições fundamentais para todos os eixos temáticos do evento, de ordem experimental e analítica, que demonstram a evolução das diversas áreas nos últimos anos.
Na sessão de energia o trabalho selecionado define uma metodologia para previsão de carga, utilizando simulação numérica de tempo, que relaciona a demanda de energia elétrica e a temperatura. Na sessão de produtividade foram selecionados dois trabalhos que avaliam a influência de ondas de calor no desempenho agronômico do feijão e das variações hidrometeorológicas na qualidade da água em dois municípios de Santa catarina. Na sessão de nowcasting foram selecionados quatro estudos numéricos e observacionais de desenvolvimento de rede de estações de baixo custo para previsão regional, impacto de assimilação de dados, uso de sensoriamento remoto via satélite na identificação de rastros de destruição por tornados em um evento significativo de tempo severo e o estudo de um evento de diminuição da Coluna Total de Ozônio de origem tropical no Sul do Brasil. Por fim na sessão de variabilidade climática, foram escolhidos oito trabalhos para publicação que classificam regiões homogênas de temperatura em SC e a variabilidade temporal da precipitação em Florianópolis/SC, trajetória de ciclones no centro-leste da América do Sul, através de um algorítimo de rastreamento, padrões das oscilações decadais do Pacífico e Atlântico durante o inverno austral, a influência da variação zonal da confluência Brasil/Malvinas na safra da tainha, processos físicos para formação de trilhas de consensação no sul do Brasil, episódios de ondas de calor no litoral catarinense e estudo do componentes do balanço hidrológico na região da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Portanto, desejamos que a leitura desta edição especial incentive discussões arrebatadoras e, por conseguinte, a geração de ideias profícuas para futuras investigações.
Mario Francisco Leal de Quadro (IFSC) &
Dirceu Luis Herdies (INPE)
Editores
Editores Associados desta Edição Especial:
Ernani de Lima Nascimento (UFSM)
Luciano Ponzi Pezzi (INPE)
Ricardo Camargo (IAG/USP)
Rosandro Minuzzi (UFSC/CCA)
Rubinei Dorneles Machado (UFSC/LEPTEN)