A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe

Autores

  • Andrea Ad Reginato UNIFRA
  • Carlos Alberto Orellana Gonçalves UFSM
  • Maria Da Graça Portela Lisboa UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X21188

Resumo

A área da comunicação é campo de investigação científica para as questões de significação e culturais. A questão que norteia a presente pesquisa é como o adorno, entendido como simbólico ganha sentido dentro das disputas de classe por distinção. Há de se considerar que o peso dos diferentes agentes depende de seu capital simbólico, isto é, do reconhecimento, institucionalizado ou não, que recebem de um grupo.

Communication and sociocultural relations of adornment as symbolic object of a class habitus

Abstract: The communication area is scientific research field to the signification and cultural issues. The question which guides this research is how the adornment, comprehended as symbolic issue, makes sense inside of class disputes for distinction. We consider that the weight of the different agents depends on their symbolic capital, for example, institutionalized recognition or not, received by a group.

Keywords: Communication; Symbolism; Class habitus; adornment

 

Comunicación y relación sociocultural del adorno como objeto simbólico de un habitus de clase

Resumen: El área de la comunicación es campo de investigación científica sobre las cuestiones de significación y culturales. La pregunta que guía esta investigación es como el adorno, entendido como objeto simbólico, gana sentido dentro de disputas de clase por distinción. Tenemos que considerar que el peso de los diferentes agentes depende de su capital simbólico, es decir, del reconocimiento institucionalizado o no, recibido de un grupo.

Palabras clave: Comunicación; Simbolismo; Habitus de clase; adorno

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Biografia do Autor

Andrea Ad Reginato, UNIFRA

Doutora em Letras/Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Franciscano (1996), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Fransicano(1997) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professora no Centro Universitário Franciscano e na Faculdade Metodista de Santa Maria. Atua como professor/pesquisador na UAB/UFSM/EaD no Curso de Letras - Português.

Carlos Alberto Orellana Gonçalves, UFSM

Doutorando visitante da Sorbonne Paris III com orientação do prof François Jost. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa de Mídias e Identidades Contemporâneas sob a orientação da Profa. Dra. Ada Cristina Machado Silveira, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mestre e bacharel em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fundador do aplicativo ROOM Education

Maria Da Graça Portela Lisboa, UNIFRA

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. No mestrado trabalhou com a temática do design e da qualidade através da análise da cadeia produtiva da ourivesaria da região central do Rio Grande do Sul. Bacharel em Design de Produto com ênfase em joias pelo Centro Universitário Franciscano. Coordenadora do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda e Docente do Curso de Design de Produto do Centro Universitário Franciscano. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Design e Gestão do Produto, na linha de pesquisa História, Estética e Cultura dos Objetos do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

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Publicado

2016-02-10

Como Citar

Reginato, A. A., Gonçalves, C. A. O., & Lisboa, M. D. G. P. (2016). A comunicação e a relação sociocultural do adorno como objeto simbólico de um habitus de classe. Cadernos De Comunicação, 19(2). https://doi.org/10.5902/2316882X21188

Edição

Seção

Artigos