Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Foco, Escopo, Missão e Público-Alvo:

 

O Periódico Cadernos de Comunicação associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de cinco seções claramente definidas.

 

Tipos de documentos a serem publicados:

1) Artigos livres - com, preferencialmente, um autor Doutor;

2) Dossiês Temáticos - com, preferencialmente, um autor Doutor;

3) Comunicação de Resultados de Pesquisa - com foco nos Mestres e Doutores do POSCOM - UFSM;

4) Relatos de Caso - de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).

5) Resenhas - de livros ou eventos com, preferencialmente, um autor Doutor

 

São aceitos textos inéditos e esses são avaliados pelo sistema blind review (sem a identificação tanto dos autores quanto dos revisores) de peerreview (avaliação por pares na modalidade "cega").

Também são aceitos trabalhos que já foram apresentados em eventos científicos e que, por ventura, sofreram modificações (ligeiras ou substanciais) em seus conteúdos. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

Idiomas aceitos para publicação: Português, Inglês e/ou Espanhol

Políticas de Acesso: A revista adere aos manifestos que defendem o acesso livre à informação científica em âmbito nacional e internacional.

Periodicidade: O periódico, existente desde 1996, possui periodicidade quadrimestral recebendo contribuições em fluxo contínuo.

Temática classificada de acordo com CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

 

Editor: Prof.Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho

Editora-Gerente: Profa.Dra. Cristina Marques Gomes

Comissão editorial: vide a seção "sobre" da Revista

Avaliadores: no terceiro número de cada ano será publicada a nonimata dos avaliadores do respectivo período/ano.

Equipe técnica/Estagiária: Acadêmica de Produção Editoiral da UFSM: Bianca Garcia

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Editores
  • Cristina Gomes
  • Flavi Lisboa Filho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação de Resultados de Pesquisa

É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato de Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Aceita, portanto, trabalhos de Mestres e Doutores.

As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.

O texto está limitado ao máximo de 6 páginas incluindo os seguintes itens: introdução, objetivos, considerações metodológicas; principais resultados e conclusões.

Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol

Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e data da defesa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Caso

É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê temático: Tv pública, redes de educação e cultura

Busca artigos cujas reflexões se dirijam aos estudos sobre TVs públicas, suas grades de programação, seus recursos imagéticos e visuais, seus regimes de identidade e representação dos poderes públicos a que se vinculam. Além disso, o dossiê visa pesquisas que debatam o papel das Tvs públicas na promoção da cultura e na formação e conexão com variadas redes de educação, dentre outros temas que remetam, sobretudo, ao seu estatuto de dispositivo tecnológico que integra, conecta, configura e reconfigura o espaço público e que dá conta da memória das sociedades em que estão inseridos os arquivos audiovisuais pesquisados.

Editores
  • Ana Luiza de Moraes
  • Nádia Maria Weber Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo

Tem por objetivo reunir discussões teóricas, ensaios metodológicos e aplicações práticas que tratem das inter-relações entre estes três campos do conhecimento. De antemão, vislumbra-se um vasto universo de possibilidades que as interfaces entre os campos da comunicação, da cultura e do turismo podem gerar. Só para exemplificar, desde a experiência histórica da criação de uma cultura do turismo na sociedade contemporânea; a necessidade de culturas locais e regionais comunicarem sua cultura aos turistas; a ressignificação contínua das culturas em seus contatos (comunicacionais) nas relações turísticas; as tecnologias de informação e comunicação aceleradas pela multiplicação das plataformas digitais exigindo novas competências em comunicação; os crescentes desafios da comunicação de marketing e do design de comunicação de produtos culturais com uma vertente turística; até, a própria noção de cultura colocada em xeque pela interconectividade globalizada que tem interesses antagônicos pelo local/ universal, diferente/ reconhecível, concreto/ virtual, experiência/ contemplação. Ou seja, é um convite para um debate que possibilite uma maior compreensão das interconexões dessas áreas de pesquisa das ciências sociais e humanas.

Editores
  • Mônica Pons
  • Monica Pons
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Comunicação e Mediações Culturais

Editores
  • Cristovao Almeida
  • ACLYSE MATTOS
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Cristina Gomes
  • Flavi Lisboa Filho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Kiss

Editores
  • Cristina Gomes
  • Flavi Lisboa Filho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Gêneros e Interseccionalidades

Editores
  • Flavi Lisboa Filho
  • Alisson Machado
  • Nísia Martins do Rosário
  • Tainan Tomazetti
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê temático: Relações Públicas - ensino e perspectivas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Política de Avaliação / Política Editorial:

 

A Política de Avaliação do Periódico Cadernos de Comunicação inclui as seguintes etapas:

a) pré-análise: no sentido da verificação das diretrizes apresentadas aos autores - antes de qualquer avaliação de conteúdo;

b) encaminhamento do texto para dois consultores ad hoc - sistema blind review (sem a identificação tanto dos autores quanto dos revisores). Em caso de desacordo, um terceiro avaliador poderá analisar o texto. Essa fase resulta em três alternativas possíveis: 1) aprovado; 2) aprovado com restrições; 3) recusado. Em todos os casos o próprio sistema da Revista comunicará o autor.

c) os artigos/textos aprovados são organizados pelo Editor e uma previsão de data para a publicação é comunicada ao(s) autor(es).

 

 

 

Periodicidade

A revista possui periodicidade de publicação quadrimestral (jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro), recebendo textos para avaliação em regime de fluxo contínuo.

As datas de recebimento e aprovação dos artigos constarão do artigo, quando de sua publicação.

 

Política de Acesso Livre

O presente Periódico segue os príncipios do acesso aberto total ao seu conteúdo.

 

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...