Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Foco, Escopo, Missão e Público-Alvo:

 

O Periódico Cadernos de Comunicação associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de seis seções claramente definidas.

 

Tipos de documentos a serem publicados:

1) Artigos livres - com, preferencialmente, um autor Doutor;

2) Dossiês Temáticos - com, preferencialmente, um autor Doutor;

3) Comunicação de Resultados de Pesquisa - com foco nos Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores do POSCOM - UFSM e de outros Programas de Pós-Graduação;

4) Relatos - de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores Doutores.

5) Resenhas - de livros ou eventos com, preferencialmente, um autor Doutor.

6) Experimentação - textos/resumos agregados de dados abertos, produtos experimentais, arquivos em diferentes formatos e mídias - com, preferencialmente, um autor Doutor;

São aceitos textos inéditos e esses são avaliados pelo sistema blind review (sem a identificação tanto dos autores quanto dos revisores) de peer review (avaliação por pares na modalidade "cega").

Também são aceitos trabalhos que já foram apresentados em eventos científicos e que, por ventura, sofreram modificações (ligeiras ou substanciais) em seus conteúdos. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

Idiomas aceitos para publicação: Português, Inglês e/ou Espanhol

Políticas de Acesso: A revista adere aos manifestos que defendem o acesso livre à informação científica em âmbito nacional e internacional.

Periodicidade: O periódico, existente desde 1996, possui periodicidade quadrimestral recebendo contribuições em fluxo contínuo.

Temática classificada de acordo com CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

 

Editora: Profa.Dra. Cristina Marques Gomes

Editora-Gerente: Profa.Dra. Luciana Menezes Carvalho

Comissão editorial: vide a seção "sobre" da Revista

Avaliadores: no terceiro número de cada ano será publicada a nonimata dos avaliadores do respectivo período/ano.

Equipe técnica/Estagiária: Acadêmica de Produção Editoiral da UFSM: Alice dos Santos

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Editores
  • Cristina Gomes
  • Luciana Menezes Carvalho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação de Resultados de Pesquisa

É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato de Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Aceita, portanto, trabalhos de Mestres e Doutores.

As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.

O texto está limitado ao máximo de 6 páginas incluindo os seguintes itens: introdução, objetivos, considerações metodológicas; principais resultados e conclusões.

Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol

Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e data da defesa.

Editores
  • Cristina Gomes
  • Luciana Menezes Carvalho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos

É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

Editores
  • Cristina Gomes
  • Luciana Menezes Carvalho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Cristina Gomes
  • Luciana Menezes Carvalho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Experimentação

Editores
  • Cristina Gomes
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Comunicação e Gestão de Crises

Editores
  • Manuel González Herrera
  • Mônica Pons
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas

Editores
  • Monica Carniello
  • Flavi Lisboa Filho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Política de Avaliação / Política Editorial:

 

A Política de Avaliação do Periódico Cadernos de Comunicação inclui as seguintes etapas:

a) pré-análise: no sentido da verificação das diretrizes apresentadas aos autores - antes de qualquer avaliação de conteúdo;

b) encaminhamento do texto para dois consultores ad hoc - sistema blind review (sem a identificação tanto dos autores quanto dos revisores). Em caso de desacordo, um terceiro avaliador poderá analisar o texto. Essa fase resulta em três alternativas possíveis: 1) aprovado; 2) aprovado com restrições; 3) recusado. Em todos os casos uma mensagem será enviada aos autores via sistema da Revista.

c) os artigos/textos aprovados são organizados pelo Editor e uma previsão de data para a publicação é comunicada ao(s) autor(es).

 

 

 

Periodicidade

A revista possui periodicidade de publicação quadrimestral (jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro), recebendo textos para avaliação em regime de fluxo contínuo.

As datas de recebimento e aprovação dos artigos constarão do artigo, quando de sua publicação.

 

Política de Acesso Livre

O presente Periódico segue os príncipios do acesso aberto total ao seu conteúdo.

 

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...