A PRODUÇÃO COLABORATIVA NO TELEJORNALISMO: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS PRODUZIDOS PELO TELES-PECTADOR-USUÁRIO PELO SPTV

Autores

  • Vicente William da Silva Darde FIAM-FAAM Centro Universitário
  • Fernando Albino Leme FIAM-FAAM Centro Universitário e UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497725562

Palavras-chave:

Telejornalismo, Notícia, Conteúdo colaborativo, Representações, SPTV

Resumo

Ferramentas e tecnologias digitais disponíveis possibilitam, na atualidade, que o cidadão atue como colaborador na produção de notícias. Ao capturar a realidade pelas câmeras dos smartphones ou tablets, o espectador-usuário busca compartilhar essas informações “brutas” com o maior número de pessoas possível, por isso o envio desse material para as emissoras de TV se torna um atrativo. Porém, a apropriação desse material informativo pelos jornalistas propicia uma participação efetiva do público na produção da notícia? Para além disso, essa produção colaborativa nas coberturas dos telejornais resulta em relatos mais plurais e contextualizados dos acontecimentos? Em busca dessas respostas, analisamos a utilização do material colaborativo pelo SPTV 1ª edição, um dos principais telejornais exibidos pela TV Globo na cidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente William da Silva Darde, FIAM-FAAM Centro Universitário

Jornalista, Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRGS. Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário. Professor e Coordenador do Curso de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário. Editor no canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Fernando Albino Leme, FIAM-FAAM Centro Universitário e UNIP

jornalista, Mestre em Comunicação pela UNIP. Doutorando em Comunicação pela UNIP. Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Rádio e TV do FIAM-FAAM Centro Universitário. Editor do Canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

Darde, V. W. da S., & Leme, F. A. (2018). A PRODUÇÃO COLABORATIVA NO TELEJORNALISMO: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS PRODUZIDOS PELO TELES-PECTADOR-USUÁRIO PELO SPTV. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497725562

Edição

Seção

Artigos Livres