Dante XXI: uma ponte entre a idade média e a contemporaneidade

Autores

  • Alexandro Buffon Universidade Feevale
  • Cristina Ennes Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497720622

Palavras-chave:

Dante. Heavy Metal. Política.

Resumo

Este estudo tem como tema a obra medieval A Divina Comedia de Dante Alighieri. O objetivo é identificar e analisar a apropriação dos elementos constantes na obra e reinterpretados pela banda Sepultura em seu registro sonoro Dante XXI. Produtos culturais de tempos e sociedades distintas, com características próprias de suas épocas, buscamos compreender semelhanças e diferenças que apresentam, veiculadas, é claro, aos seus respectivos contextos de produção. A análise se dará dentro da seguinte perspectiva: como Dante percebia o tema aqui escolhido em sua época e como a banda Sepultura reinterpreta e atualiza em seu registro sonoro esta visão para os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandro Buffon, Universidade Feevale

Graduado em história pela Universidade Feevale; mestrando em Processos e Manifestações Culturais pela mesma universidade.

Cristina Ennes Silva, Universidade Feevale

Doutora em história pela PUC-RS. Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Feevale. Professora no curso de História e no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais na mesma universidade

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

Buffon, A., & Silva, C. E. (2017). Dante XXI: uma ponte entre a idade média e a contemporaneidade. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(31). https://doi.org/10.5902/2175497720622

Edição

Seção

Artigos Livres