Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Interamericana de Comunicação Midiática atua como campo de mediação de textos que abordam a comunicação pelas suas instâncias da produção até o consumo. Considera-se o fenômeno comunicacional como agente transformador das ambiências sociais-culturais, normatizador da configuração dos dispositivos midiáticos e lugar condicionante da formação discursiva. O campo de atuação da revista abarca trabalhos que tragam estas preocupações e procurem alargar as análises em seus objetos empíricos, bem como, aplicar e ampliar as discussões teóricas que possam apontar novos olhares sobre a mídia e as transformações sociais atuais. Seu foco norteia-se pelas vertentes de pesquisa das identidades contemporâneas e das estratégicas comunicacionais, ambas orbitando o espaço midiático. Animus é publicada em meio eletrônico nos meses de julho e dezembro. Recebe artigos, resenhas e entrevistas de autores brasileiros e estrangeiros. Os artigos publicados na revista devem ser inéditos, ou seja, não devem ter sido publicados anteriormente em revista ou livro, embora sua divulgação em anais de eventos científicos não esgote o caráter de ineditismo por ser este um formato reconhecido como publicação em processo (paper in progress).

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Equipe Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Neste espaço são aceitos artigos derivados de pesquisas científicas, estudos de caso ou revisões de literatura que contribuam para o campo. Ressalta-se que no caso de revisões de literatura é fundamental que o artigo apresente uma perspectiva analítica do material já produzido sobre o tema (em uma abordagem conceitual ou metodológica), gerando assim uma contribuição para a área. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Completa

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Comunicação no ambiente da web

Neste espaço serão disponibilizados artigos sobre temas selecionados pela comissão editorial. Cada edição contará com um dossiê temático composto por uma média de cinco artigos de autores de distintas instituições.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Comunicação e Linguagem

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Comunicação e Política

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Mídia e Consumo

Editores
  • Ada Silveira
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação e popularização de ciência

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação nas organizações e mundo do trabalho

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Estudos de Recepção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático: Mutações do Jornalismo

Editores
  • Ada Silveira
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estrangeiros

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Editores
  • Ada Silveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação e Indústria Criativa

A seção Comunicação e Indústria Criativa é resultado da parceria entre a Revista Animus do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa - campus São Borja). O objetivo da seção é propor um espaço para as reflexões entre comunicação e indústria criativa, enfatizando processos, atividades e técnicas dentro de duas compreensões mínimas: a comunicação reconhecida como um setor criativo que mobiliza recursos tangíveis e intangíveis e se configura na própria indústria criativa; e/ou a comunicação para a indústria criativa que, direcionada para esse setor, desenvolve estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo. As reflexões da seção contemplam artigos, ensaios e resenhas que contribuem ao debate sobre o tema.

Editores
  • Marcela Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sociabilização, comunicação e valores tecnológicos no novo contexto social

Editores
  • Ada Silveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TICs como prática social

Focaliza-se o debate sobre os processos de convergência de dispositivos tecnológicos no contexto de espaços midiatizados. 

A comunicação instrumentalizada pelas tecnologias propicia novas possiblidades de atuação do homem, com suas lógicas de funcionamento, suas possibilidades de usos e significados, e se apresenta como moduladora das formas de vida e da visão de mundo. É possível perceber o caráter inseparável dos meios e das tecnologias de comunicação, assumidas e instrumentalizadas em cada época, tanto como forma de expressão como dinâmicas de transformação e ação humana sobre o mundo, não apenas impondo gramáticas de construção de mensagens, mas também configurando sua codificação e suas percepções do mundo.

Portanto, antes de direcionar a reflexão sobre o campo midiático para um determinismo tecnológico, trata-se de articular a sociabilidade contemporânea com a convergência entre novas tecnologias e novas formas sociais. Da mesma forma, a flexibilidade na emissão de mensagens tem reconfigurado o modo como se criam e divulgam as informações: a conectividade generalizada oferece autonomia e independência da edição de meios massivos e os receptores se tornam consumidores geradores de conteúdo. Trata-se de pensar não apenas na substituição de práticas e modalidades midiáticas, mas também sua conformação sobre os múltiplos suportes que as tecnologias colocam à sua disposição.

Editores
  • Ada Silveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Animus recebe contribuições de professores e pesquisadores doutores e doutorandos em Comunicação e áreas afins. Submissões de mestres e mestrandos serão avaliadas desde que em co-autoria com um doutor.

Os trabalhos enviados à Animus devem ser inéditos e seguir as diretrizes para autores.

Todos os textos recebidos serão pré-avaliados pela Comissão Editorial, que verificará a aderência do material à proposta editorial da revista.

Os artigos são submetidos ao sistema peer review, revisados por pelo menos dois pareceristas Ad Hoc, selecionados pelos editores levando em consideração a afinidade de áreas.

Os autores serão notificados do aceite ou recusa dos trabalhos, sempre acompanhado pelos pareceres anônimos de seu texto.

No caso de pedidos de alteração dos artigos os autores serão notificados e terão o prazo de 15 dias para realizar as reformulações.

 

Periodicidade

Animus possui periodicidade semestral e é publicada on line até o último dia de cada semestre.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Animus está preservada na Rede Cariniana.

 

Indexações

Indexações da Animus: bases de dados e diretórios 2011

Nacionais

SUMARIOS.ORG: http://www.sumarios.org/periodicos.asp?select=6

PORTCOM – Portal de livre acesso à produção em Ciências da Comunicação: http://www.portcom.intercom.org.br/index.php? secao=informacoes&pagina=detalhe&op=revista&id=25&c10=&c9=RS

Internacionais

LATINDEX México: http://www.latindex.unam.mx/organizacion/coor.html

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: http://directorio.rcaap.pt/

Georgetown University Library: http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/searchres.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=en&jq_type1=KT&jq_term1=animus

Referência Qualis - CAPES

Qualis B1 - CAPES 2015

Portal de Periódicos da Capes - Portal de Periódicos da UFSM

 

Missão e Objetivos

Missão

A missão de Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática da UFSM afirma-se no propósito de contribuir para o incremento do debate acadêmico. Sua atividade científica explicita-se na publicação de artigos científicos referentes à pesquisa conceitual e empírica na sub-área da Comunicação e suas especialidades, conforme a árvore do conhecimento do CNPq. O periódico reconhece ainda as orientações emanadas do Comitê de Comunicação, Informação e Museologia da CAPES.

Objetivo

Os objetivos de Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática da UFSM consistem em contribuir para o avanço e a disseminação do conhecimento científico a partir da publicação, em meio eletrônico de:

a) relatos de pesquisa conceitual e empírica sob a forma de artigos científicos, abordando temas na sub-área da comunicação e suas especialidades;

b) artigos científicos de origem nacional de diferentes regiões do Brasil e internacional de quaisquer países quando escritos nos idiomas admitidos para publicação

c) apresentação de dossiês temáticos, reunindo a contribuição de especialistas nas suas respectivas áreas;

d) edição de dossiês temáticos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros de reconhecida competência no tema.

 

Fluxo de Avaliação dos Artigos

A Revista Animus informa o fluxo de avaliação dos artigos submetidos ao sistema:

 

Fase 1: Submissão dos originais via sistema SEER

Formate seu trabalho segundo o template da revista

Template da Revista Animus (download do template em formato .doc)

Acesse o link abaixo e preencha os campos solicitados

http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/animus/author/submit/1

Fase 2: Triagem dos artigos

Avaliação interna realizada pela equipe editorial da revista animus com o intuito de verificar se o original já foi publicado, se apresenta o enfoque temático do periódico, se está de acordo com as normas de submissão, adequação ao template, bem como as normas adotadas para a padronização dos artigos (ABNT,NBR).

Em caso de o artigo estar em desconformidade com algum destes critérios o autor será solicitado a efetuar as alterações antes de ser encaminhado para avaliação (fase 3). Portanto este contato não pressupõe que o mesmo foi aprovado para publicação, sendo a decisão final efetivada durante a fase de avaliação pelos pares.

 

Fase 3: Envio dos originais selecionados na triagem para avaliação por pares

Nesta fase, os textos são encaminhados para dois avaliadores, podendo ser aprovados com restrições ou reprovados. Em caso de pareceres contraditórios o texto será encaminhado para um terceiro avaliador.

 

Fase 4: Contato com os autores para possíveis alterações e decisão editorial a respeito da aprovação ou reprovação do artigo.