CONTRATEMPOS DA SOCIEDADE DE CONSUMO: UM ENCONTRO ENTRE AS FALÁCIAS MIDIÁTICAS E A VULNERABILIDADE PSÍQUICA INFANTIL

Autores

  • Diego Bastos Braga Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana de Almeida Pfitscher Universidade Luterana do Brasil, Campus Santa Maria
  • Vitor Hugo do Amaral Ferreira Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5902/231630549154

Resumo

Ao considerar que sociedade de consumo está interligada à sociedade de informação, aos novos meios de mídia, ilustrados pela diversidade de ofertas, este estudo delimita-se no direito do consumidor diante da vulnerabilidade psíquica infantil, agravada pelo processo midiático. Assim, oportuna à discussão que questiona os contratempos da sociedade de consumo, a partir de tal vulnerabilidade, promovida pela sociedade de informação. Para tanto, utilizou-se do método dedutivo associado à pesquisa bibliográfica. Sem a pretensão de esgotar o tema, mas sim com o intuito de levantar uma abordagem inicial a outros desdobramentos oportunos que a temática permite, aponta a conclusão de que a mídia agrava a vulnerabilidade dos consumidores, em especial, a psíquica, fomentando o desgaste do consumo e o fascínio pelo consumismo.

 

Palavras-chave: Consumismo; Sociedade em Rede; Sociedade de Consumo; Vulnerabilidade Psíquica;D

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Biografia do Autor

Diego Bastos Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Graduando em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mariana de Almeida Pfitscher, Universidade Luterana do Brasil, Campus Santa Maria

Graduanda do 10º semestre do Curso de Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil Campus Santa Maria

Vitor Hugo do Amaral Ferreira, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Integração Latino Americana, linha de pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista na Área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2005). Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) com atuação na pós-graduação e graduação do Curso de Direito.

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Publicado

2013-08-20

Como Citar

Braga, D. B., Pfitscher, M. de A., & Ferreira, V. H. do A. (2013). CONTRATEMPOS DA SOCIEDADE DE CONSUMO: UM ENCONTRO ENTRE AS FALÁCIAS MIDIÁTICAS E A VULNERABILIDADE PSÍQUICA INFANTIL. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 2(1), 87–108. https://doi.org/10.5902/231630549154

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos