NANOTECNOLOGIA NA SOCIEDADE ATUAL: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECICMENTO NO CONTEXTO DO RISCO JURÍDICO, SANITÁRIO E AMBIENTAL

Autores

  • Gabrielle Jacobi KÖLLING Professora Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS e da Universidade São Francisco - USF/SP. http://orcid.org/0000-0003-2225-555X
  • DÉBORA DA SILVA Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU SP
  • DANIEL EDUARDO VISCIANO DE CARVALHO Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305430676

Resumo

Entre as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o setor agroalimentar está a nanotecnologia. Um nanômetro equivale a 10-9 m, ou seja, um bilionésimo do metro. Por trabalhar com escalas muito pequenas, novas propriedades e funções podem ser criadas, gerando inovações em diversas áreas do conhecimento. O uso da nanotecnologia em distintas ciências têm sido considerado a base para a próxima revolução industrial; no entanto, isso gera riscos ainda desconhecidos ao meio ambiente e à saúde. Nota-se que a nanotecnologia faz parte de um conjunto de tecnologias que conformarão a próxima revolução tecnológica. Assim, a pretensão do artigo é analisar o contexto da nanotecnologia na sociedade atual e mapear a produção científica acerca do tema no Brasil. No que tange ao método, inicialmente, será descritivo-analítico; posteriormente, será empírico, uma vez que serão feitas análises quali-quantitativas acerca da produção científica relacionada à nanotecnologia. No que concerne aos resultados, observa-se que a nano ocupa um lócus central na sociedade atual, com riscos ainda desconhecidos e com produção científica interdisciplinar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Jacobi KÖLLING, Professora Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS e da Universidade São Francisco - USF/SP.

Doutora em Direito Público (Unisinos). Mestre em Direito Público (Unisinos). Especialista em Direito Sanitário (ESPRS e Universidade de Roma Tre). Bacharel em Direito (Unisinos). Pesquisadora do Direito nas áreas: Sociologia Jurídica - Teoria dos Sistemas Sociais; Teoria Geral do Direito; Direito Constitucional e Direito Sanitário. Trabalha especificamente com Democracia, Direito sanitário e Regulatório, Saúde Pública e Políticas Públicas de Saúde. Membro da Red Iberoamericana de Derecho Sanitario. Professora Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS e da Universidade São Francisco - USF/SP.

DÉBORA DA SILVA, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU SP

Mestre em Saúde Ambiental (Faculdade Metropolitanas Unidas- FMU). Graduada em Biomedicina (Faculdade Metropolitanas Unidas- FMU).

DANIEL EDUARDO VISCIANO DE CARVALHO, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU SP

Mestre em Saúde Ambiental (Faculdade Metropolitanas Unidas- FMU). Graduado em Zootecnia (Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP).

Downloads

Publicado

2020-09-22

Como Citar

KÖLLING, G. J., DA SILVA, D., & VISCIANO DE CARVALHO, D. E. (2020). NANOTECNOLOGIA NA SOCIEDADE ATUAL: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECICMENTO NO CONTEXTO DO RISCO JURÍDICO, SANITÁRIO E AMBIENTAL. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 8(1), 02–13. https://doi.org/10.5902/2316305430676

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos