A hermenêutica jurídica e a linguagem: Análise da realidade brasileira no século XXI

Autores

  • Luís Henrique Bortolai DeVry/Metrocamp

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305425522

Resumo

A linguagem adotada pelo Direito tem se tornado obstáculo ao conhecimento da lei por, no mínimo, dois motivos: sua erudição e o nível precário da educação brasileira. O presente trabalho tem por objetivo responder a essa pergunta e analisar todas as variáveis que envolvam a questão da linguagem jurídica em um país em que poucas pessoas conseguirão ler este parágrafo até o final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Henrique Bortolai, DeVry/Metrocamp

Professor de Direito, com ênfase nas áreas de processo civil e direito civil. Doutor em "Acesso à justiça", na qual desenvolveu a tese "Acesso à informação jurídica no ensino fundamental brasileiro como forma de ampliação do acesso à justiça" na Faculdade Autônoma de Direito - FADISP (2016). Mestre em "Acesso à Justiça", na qual defendeu a dissertação cujo título é "Projetos de extensão universitária nas faculdades de direito: disseminação do conhecimento jurídico à população como meio de efetivação do acesso à justiça" na Faculdade Autônoma de Direito - FADISP (2012), aprovado com distinção. Pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na qual defendeu a monografia "A imunidade tributária e o livro eletrônico na Constituição Federal de 1988 e no ordenamento jurídico brasileiro" (2011) , aprovado com distinção. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com ênfase em Direito Privado, na qual defendeu a monografia de graduação "Acesso à Justiça e a Extensão Universitária" (2009), aprovado com distinção. Membro da Comissão de Cursos e Palestras da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Campinas, do CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito) e do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo). Parecerista de uma série de revistas jurídicas nacionais.

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

Bortolai, L. H. (2017). A hermenêutica jurídica e a linguagem: Análise da realidade brasileira no século XXI. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 5(2), 26–44. https://doi.org/10.5902/2316305425522

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos