LIMITES E POTENCIALIDADE DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Andrewes Pozeczek Koltermann FADISMA
  • Elena Maria Mallmann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305425381

Resumo

O atual contexto da sociedade permite notar que simples ferramentas digitais inverteram o eixo da participação na vida pública. Os cidadãos de hoje consomem e produzem informação. Mas, sobretudo, têm potencial de voz ativa, demandando, cobrando e construindo novas alternativas em prol do bem comum. Ocorre, contudo, que essa emergente e urgente participação cidadã requer atenção. E o presente trabalho cumpre esse propósito com um recorte do estudo “Nossa Santa Maria: um programa de educação para a participação (web)cidadã impulsionado pelas tecnologias educacionais em rede”, apresentado ao programa de pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Universidade Federal de Santa Maria, no ano letivo de 2016, de autoria do artífice deste, como requisito parcial na obtenção do título de Mestre. Perpassando pelas principais apreciações em torno da Webcidadania no contexto da Sociedade em Rede e breve apresentação do caso, este problematiza e analisa a (re)significação da participação cidadã abalizada no potencial das tecnologias educacionais em rede (TER), no cenário educacional. O trabalho não tem a pretensão de esgotar o tema, mas de suscitar o debate em torno da relevante representatividade do conceito para o campo de pesquisa e lança mão, enquanto percurso metodológico, de uma releitura do trabalho supramencionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrewes Pozeczek Koltermann, FADISMA

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2005), MBA em Administração da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) com formação de Consultor Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente atuo como Sócio / Consultor na Dois - Atitude Corporativa, Membro do Conselho Consultivo na Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM), Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Santa Maria e Membro Titular do Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico de Santa Maria, Gerente de Projetos e Coordenador do Núcleo de Estudos em Webcidadania na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) e Professor-Tutor no Pólo Santa Maria da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).

Elena Maria Mallmann, UFSM

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE). Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no biênio 2015-2017. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER).

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Pozeczek Koltermann, A., & Mallmann, E. M. (2018). LIMITES E POTENCIALIDADE DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 6(1), 29–42. https://doi.org/10.5902/2316305425381

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos