OS REFLEXOS DA CULTURA TECNOLÓGICA NA ORGANIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO: PROPOSTA DE ESTUDO À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA PUBLICIDADE E DA EFICIÊNCIA

Autores

  • Lahis Pasquali Kurtz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305425335

Palavras-chave:

cibercultura, crise do Judiciário, eficiência, publicidade

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de verificação dos indicadores utilizados para medir o desempenho do Poder Judiciário, identificando possíveis modelos de gestão e de que forma eles se relacionam à importância conferida aos princípios da publicidade e da eficiência da administração pública. Utilizou-se o método indutivo exploratório, dado seu caráter propositivo de verificação futura sobre o tema. Percebe-se que as tecnologias permeiam os modelos de gestão e as visões de sociedade por trás deles, bem como os modelos de governo eletrônico daí advindos. Nesse contexto, conclui-se que medidas que busquem solucionar a “crise do judiciário” dependem da adoção de uma visão abrangente, que permita adequar as estratégias implementadas pelo Conselho Nacional de Justiça às demandas da cibersociedade, que exige não somente o enfoque na eficiência, mas um adequado balanceamento, para que as estratégias de avaliação de desempenho do sistema judicial deem sentido também à publicidade da administração pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lahis Pasquali Kurtz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em direito da sociedade de informação e propriedade intelectual na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora na área (direitos na internet, governo eletrônico) desde 2010. Advogada.

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação (1987), mestrado (1992) e doutorado em Direito (1999). Atualmente é prof. associado da UFSC nos cursos de direito e engenharia e gestao do conhecimento. Atua nos seguintes temas: gestao do conhecimento, governo eletrônico, informatica juridica, sistemas especialistas, internet, tecnologia e direito.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Pasquali Kurtz, L., & Rover, A. J. (2017). OS REFLEXOS DA CULTURA TECNOLÓGICA NA ORGANIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO: PROPOSTA DE ESTUDO À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA PUBLICIDADE E DA EFICIÊNCIA. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 5(1), 122–145. https://doi.org/10.5902/2316305425335

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos