Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global, vinculada ao Programa de Pós-graduação Strictu Sensu (Mestrado em Direito) da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo divulgar trabalhos científicos em nível de pós-graduação (latu e stricto Sensu) inseridos nas seguintes linhas temáticas: a) direitos da sociobiodiversidade e sustentabilidade; b) direitos na sociedade em rede.

Nas referidas linhas inserem-se inúmeros eixos de pesquisa, os quais se articulam à área de concentração do Programa, que objetiva estudar os impactos sociais, culturais e socioambientais emergentes da sociedade global, caracterizada pela complexidade e riscos decorrentes do crescimento acelerado, desordenado e desigual e pelo uso de tecnologias informacionais, fatores que promovem a interpenetração entre demandas locais e globais, o que impõe a produção de estudos sobre os direitos emergentes da sociedade global, com ênfase, por exemplo:

1) No tema aplicação dos direitos da sociobiodiversidade e sustentabilidade, emergindo de observações possíveis na relação entre Sociedade e Meio Ambiente, especialmente na América Latina;

2) No tema desafios do processo judicial eletrônico (explorando-se o processo eletrônico no Estado Constitucional Democrático de Direito, o estado da arte do direito processual, a crise do processo e do procedimento ordinário (ordinarização), o processo virtual, as tutelas de urgência e processo eletrônico, o processo eletrônico e produção probatória, a decisão judicial no ambiente processual virtual, as garantias processuais constitucionais e processo virtual, as teorias da ação processual e o processo eletrônico, processo eletrônico e sumarização, direitos sociais, democratização processual e processo eletrônico, dentre outros).

3) No tema liberdades e novos direitos (e os desafios da tutela de direitos fundamentais relacionados às novas tecnologias, a verificação de possíveis colisões entre os princípios da intimidade/vida privada e as liberdades de expressão/informação/comunicação, as discussões em torno do acesso à informação e a lei regulamentadora n. 12.527/11, os limites e perspectivas dos direitos políticos e o crescimento da ciberdemocraci@, dentre outros).

4) No tema sistema penal, mídia e sociedade (a partir da mídia e da construção social da criminalidade, da representação do crime nas mídias tradicionais, da influência da mídia na produção do medo, da percepção da insegurança e a construção de políticas criminais, dentre outros).

5) No tema novas mídias, ciberdemocracia e ativismo digital, principalmente quanto à mídia na sociedade em rede e as novas dimensões da comunicação global, Mídia e ativismo digital, a política mediada pelas novas tecnologias informacionais, mídia e protesto em rede, ativismo digital e as novas mídias: desafios e oportunidades da cibercidadania e ciberdemocracia, dentre outros.

6) Também, no tema proteção ambiental e sustentabilidade, tratando de assuntos relacionados ao movimento ambientalista, mídia e mobilização social, problemática ambiental e opinião pública, ecologia e tecnologias em rede, democracia e acesso à informação ambiental, justiça ambiental em redes colaborativas, meio ambiente, governança e “governamentalidade” na américa latina, ecologia política, direito e sustentabilidade, dentre outros.

7) Finalmente, no tema direitos na sociedade em rede, a partir de pesquisas que investiguem o papel da internet como motor da revolução informacional, os fluxos transnacionais de informações e comunicações e os desafios à ordem global, o Direito Constitucional impactado pelas tecnologias informacionais, a emergência de novos direitos fundamentais derivados da sociedade informacional, à proteção de dados pessoais e autodeterminação informativa, dentre outros.

 

 

Políticas de Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos

Seção destinada a publicação de artigos inéditos de autores brasileiros e escritos em língua portuguesa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Doutrina Internacional - Direitos Emergentes na Sociedade Global

Seção destinada a artigos de autores de fora do Brasil. Serão aceitos artigos em inglês, espanhol, italiano e francês.

Section dedicated to articles by authors from outside Brazil. Papers will be accepted in English, Spanish, Italian and French.

Sección dedicada a los artículos de autores de fuera de Brasil. Se aceptarán trabajos en Inglés, español, italiano y francés.

Sezione dedicata ad articoli di autori provenienti da fuori del Brasile. I lavori verranno accettati in inglese, spagnolo, italiano e francese.

Section consacrée aux articles d'auteurs provenant du Brésil à l'extérieur. Les communications seront acceptées en anglais, espagnol, italien et français

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Seção destinada a resenhas de livros relacionados as áreas temáticas da revista.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para a publicação de artigos na Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global será avaliada, inicialmente, pela Comissão Editorial.

Posteriormente, o artigo será avaliado por dois pareceristas ad hoc, observando-se o critério double blind.

Caso haja divergência entre a avaliação realizada pelos pareceristas, o artigo será enviado a um terceiro parecerista.

A avaliação dos artigos considerará a sua adequação ao perfil da revista, bem como a observância de padrões acadêmico-científicos relativos ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

 

A avaliação poderá considerar o artigo aprovado, aprovado com a devida reformulação indicada pelo parecerista ou recusado.

 

O fluxo editorial poderá ser acompanhado pelo autor mediante acesso ao site da revista utilizando-se do login e senha cadastrados quando da submissão do artigo.

 

Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação.

 

Em caso de textos produzidos por autores convidados, a anaálise dos artigos será realizada pela Comissão Editorial.

 

 

Periodicidade

A Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global é um periódico semestral com recebimento de artigos para avaliação em fluxo contínuo, observados os prazos específicos quando presentes em editais publicados no site da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação em Bases de Dados: Internacional / Nacional

A revista está catalogada e indexada nas seguintes bases de dados:

- Sumários - Sumários de Revistas Brasileiras, indexadora de periódicos científicos brasileiros.

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, catálogo da base de dados de revistas científicas eletrônicas.

- Latindexhttp://www.latindex.org/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=15190

- Diadorin - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras- http://diadorim.ibict.br/handle/1/380

- Portal LivRe! - http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/ConsultaPorArea.asp?CodigoArea=08.02

 

 


 

Instruções aos Avaliadores

Acesse o sistema da Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global <http://www.ufsm.br/redesg> entre com seu login e senha.

 

Na “Página do usuário”, abaixo do título da Revista, aparecerá sua função, clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.

Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela:

- Submissão Aguardando Avaliação
- Agenda da avaliação
- Diretrizes de avaliação

 

Em diretrizes de avaliação, proceda da seguinte maneira:

No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua a disponibilidade para avaliar o artigo (é preciso informar aos editores se está disponível ou não para a avaliação, somente assim o sistema liberará o acesso ao artigo e ao formulário de avaliação).

Caso esteja disponível prossiga da seguinte maneira.

No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço, clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar, (escolha salvar para copiar o artigo para seu computador para fazer a avaliação do mesmo).

 

Feita a avaliação, retorne ao sistema e continue a avaliação.

No passo 3, clique no ícone “comentário” ao lado da palavra avaliação, abrirá uma caixa onde será possível fazer o parecer ao(s) autor(es) e ao editor.

Feito isso, salve e feche.

 

No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em procurar, selecione o arquivo e transfira.

No passo 5: Recomendação, escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor.

 

Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.

 

 

 

 

 

Não esqueça!!

Ainda:

Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação.
Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Educação, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.

Em caso de dúvidas entre em contato com os editores pelo email redesg@ufsm.br

 

 

Ficha catalográfica