O desenvolvimento profissional corresponsável da Teoria Holística da Atividade na elaboração simulada de um formato de curso Storyline

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225511

Palavras-chave:

Teoria Holística da Atividade, Desenvolvimento Profissional Corresponsável, Formato de curso storyline, Testagem (simulação) de design de curso como metodologia de ensino

Resumo

Para a Teoria Holística da Atividade, designs e designers de material didático podem ser compreendidos como, respectivamente, metodologias de ensino e profissionalização enquadrativa, isto é, como tomadas de decisão do profissional em fundamentação paradigmatizada por conhecimento teórico-conceitual e prático. O Desenvolvimento Profissional Corresponsável da THA, forma pares profissionais para a reformulação de papéis sociais e de práticas docentes, no sentido de que, ao criar um conjunto organizado de profissionais em torno de um objetivo comum, há a emergência da identidade professoral por trocas, ou negociação de sentidos, assim como, há uma apropriação dessa identidade, de modo a direcionar-se para as necessidades, ou demandas do mercado. O formato de curso storyline, por seu teor aprioristicamente elevado, de tomadas de decisão dos profissionais diante da clientela, foi testado e simulado, sobretudo, como metodologia de ensino que une os educadores na busca por recursos, procedimentos e conceitos atrelados às identidades dos educandos.

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Biografia do Autor

Felipe Freitag, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Professor aposentado de Letras na Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Freitag, F., & Richter, M. G. (2017). O desenvolvimento profissional corresponsável da Teoria Holística da Atividade na elaboração simulada de um formato de curso Storyline. Linguagens & Cidadania, 17(1). https://doi.org/10.5902/1516849225511

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