DISCURSO PUBLICITÁRIO E IDENTIDADE REGIONAL: UM OLHAR PARA AS MARCAS DE GAUCHIDADE NA PEÇA PEPSITCHÊ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228925

Palavras-chave:

Discurso Publicitário, Identidade, Acento de valor

Resumo

Há um crescente interesse pela cultura e identidade regional local nos textos publicitários. Assim, este artigo tem como objetivo verificar de que forma a expressão “tchê” reitera a identidade do possível consumidor da marca Pepsi, considerando as práticas sociais e discursivas. Além disso, pretende demonstrar que as escolhas lexicais propiciam uma imagem do produto próxima à imagem do possível consumidor. A análise foi construída a partir da peça publicitária “PepsiTchê” e utilizou como abordagem a pesquisa de natureza bibliográfica. Para desenvolver a investigação foi realizado um levantamento através do hotsite dedicado à publicidade da “PepsiTchê”, material de cunho publicitário exclusivo para consumidores gaúchos. Essa metodologia articula contribuições advindas dos conceitos de gênero do discurso, acento de valor, intertextualidade e dialogismo, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin. Como resultados da pesquisa compreendemos que as escolhas dos elementos linguísticos, no gênero discurso publicitário, contribuem com as relações dialógicas estabelecidas entre a marca e o possível consumidor e delimitam os acentos valorativos sobre a marca/produto.

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Biografia do Autor

Andrea Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Letras. Docente de Língua Portuguesa, vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas. Curso de Letras UFSM. Atuação em cursos de letras EaD e presencial. Interesse em estudos sobre multiletramentos, formação de professores e ensino e tecnologias.

Nêmora Luiza Gehring Schreiner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

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PEPSICO. Disponível em http://www.pepsico.com.br/quem-somos/nossa-historia. Acesso em: 1 jun. 2017.

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Publicado

2017-12-23

Como Citar

Reginatto, A. A., & Schreiner, N. L. G. (2017). DISCURSO PUBLICITÁRIO E IDENTIDADE REGIONAL: UM OLHAR PARA AS MARCAS DE GAUCHIDADE NA PEÇA PEPSITCHÊ. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849228925