O professor e as perspectivas de ensino-aprendizagem: sua construção no processo de formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225512

Palavras-chave:

Concepções de aprendizagem, Professor, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, nos propomos a analisar o discurso de uma participante que é professora de formação, de modo a entendermos em que medida as concepções de aprendizagem interferiram em sua construção de identidade enquanto docente ao longo do seu percurso acadêmico e profissional. Para pensarmos nosso trabalho, a concepção de linguagem que sustenta esta análise e orientou os procedimentos metodológicos é baseada na perspectiva sociocultural. De acordo com essa concepção, o presente estudo também se apoia nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodiscursivo (doravante ISD), de Bronckart (1999) e Bronckart e Machado (2009). Como corpus de análise, trazemos cinco entrevistas realizadas durante e após o curso de graduação da participante. Para analisarmos estes dados, apresentamos o referencial teórico quanto às concepções de aprendizagem, sendo de suma importância para a identificação, por meio da materialidade linguística obtida pelas entrevistas, da prática pedagógica do sujeito de pesquisa e a qual concepção de aprendizagem está vinculada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Cervo Spencer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Marcia Cristina Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Os gêneros de textos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. In: BRONCKART, Jean-Paul e cols; MACHADO, Anna Rachel; MATENCIO, Maria de Lourdes M (Orgs). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad.: Rosalvo Gonçalves Pinto. Campinas: Mercado de Letras, 2006, p. 121-160.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MACHADO, A. R. A Perspectiva Interacionista Sociodiscuriva de Bronckart. In: MEURER, J.L.; BONINI, A. & MOTTA-ROTH, D. (orgs). Gêneros: teorias, métodos, debates. SP: Parábola Editorial, 2005.

MACHADO, Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. (Re-)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do Grupo ALTER-LAEL. In: MACHADO, Anna Rachel e cols. Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. ABREU-TARDELLI, Lília Santos e CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Orgs). Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 31-77.

MIZUKAMI,M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PIAGET, J. A espistemologia genética. (Coleção os Pensadores). São Paulo: Abril, 1978.

VYGOTSKY, L. [1930] A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José C. Neto, Luís S. Menna Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. & LEONTIEV, A. N. [1988] Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução Maria da Pena Villalobos. São Paulo: Ícone, 2014.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Como Citar

Spencer, L. C., & Corrêa, M. C. (2017). O professor e as perspectivas de ensino-aprendizagem: sua construção no processo de formação inicial docente. Linguagens & Cidadania, 17(1). https://doi.org/10.5902/1516849225512