A coesão semântica entre as lexias relacionadas aos fatores de atribuição em textos acadêmicos da área de Letras e Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222824

Palavras-chave:

Mapeamento Semântico, Fatores de Atribuição, Teoria Holística da Atividade

Resumo

Este trabalho visa investigar a coesão semântica entre lexias relacionadas aos
Fatores de Atribuição, previstos pela versão estendida da Teoria Holística da Atividade, em textos acadêmicos de Letras e Psicologia. Busca-se contrapor os resultados quantitativos do mapeamento semântico dos textos acadêmicos de uma profissão emancipada com os de uma profissão não emancipada. Para tanto, criou-se um corpus com textos acadêmicos da área de Letras e Psicologia. As lexias selecionadas são relacionadas ao campo de pesquisa da
linguagem e profissionalização. O mapeamento semântico foi feito por meio de um software livre. Os resultados gerados por esse aplicativo foram inseridos em uma tabela e calculados de acordo com as orientações de Richter (2011). Os resultados demonstraram que os textos de Letras apresentam destaque quantitativo para as lexias que envolvem o conhecimento praxeológico em contraste com os textos de Psicologia que se destacaram quantitativamente
em todas as subcategories dos Fatores de Atribuição.

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Biografia do Autor

Cárla Callegaro Corrêa Kader, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2014)

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Professor aposentado de Letras da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2016-07-03

Como Citar

Kader, C. C. C., & Richter, M. G. (2016). A coesão semântica entre as lexias relacionadas aos fatores de atribuição em textos acadêmicos da área de Letras e Psicologia. Linguagens & Cidadania, 15(1). https://doi.org/10.5902/1516849222824

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