A constituição docente na formação inicial e a escuta supervisiva com base na teoria holística da atividade

Autores

  • Leila Bom Camillo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222378

Palavras-chave:

Teoria Holística da Atividade, Escuta supervisiva, Constituição docente em Letras

Resumo

Este texto propõe uma reflexão teórica, no contexto de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras da UFSM, referente à escuta supervisiva no processo de constituição docente. Com base na Teoria Holística da Atividade, a escuta supervisiva busca acompanhar o estagiário, pautada na empatia, na congruência e na aceitação incondicional. A supervisão passa a ser uma base segura que acolhe, orienta e encoraja o acadêmico na inserção da nova profissão. Essa escuta se dá na dimensão afetivo-identificatória, em que ocorre a relação entre a nucleação nomotética com a objetivação idiográfica. Nesse processo, o estagiário passa por uma crescente diferenciação do saber, conscientizando-se dele. Na formação do sujeito do pensar-sentir-agir, a Teoria Holística da Atividade (THA) contempla não só os processos sociocognitivos, mas também os processos semióticos afetivo-identificatórios, em que numa aliança didática entre Universidade, acadêmico e escola, se estabelece o Desenvolvimento Profissionalizante Corresponsável (DPC). Dessa forma, a THA mostra-se melhor equipada para atender as demandas do mercado e reduzir os conflitos do entorno do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Bom Camillo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENJAMIN, Alfred. A entrevista de ajuda. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

BOWLBY, John. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BOWLBY, John. Apego: a natureza do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

LUHMANN, Niklas. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009.

MAHLER, Margaret S. O nascimento psicológico da criança: simbiose e individuação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

RICHTER, Marcos Gustavo. Rumo a uma concepção holística de formação docente. Expressão, Santa Maria, v. 1, p. 120-124, 2004.

RICHTER, Marcos Gustavo. Formação de professores, emancipação, profissionalização. Expressão, Santa Maria, v. 1, p. 112-118, 2005.

RICHTER, Marcos Gustavo. Aquisição, representação e atividade. Santa Maria: PPGL UFSM, 2008. Série Cogitare.

RICHTER, Marcos Gustavo. Profissionalização docente segundo a teoria holística da atividade: estudo empregando software de mapeamento semântico. In: LEÃO,

Rosaura A.; MOTTA, Vaima A. (Org.) Linguagem e Interação: o ensino em pauta. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

PERLS, Frederick Salomon. Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 1997.

ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

Camillo, L. B. (2016). A constituição docente na formação inicial e a escuta supervisiva com base na teoria holística da atividade. Linguagens & Cidadania, 16(1). https://doi.org/10.5902/1516849222378