O ciclo da burocracia em O capitão de Köpenick

Auteurs

  • Sabrina Siqueira Doutoranda na UFSM

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X27940

Résumé

Este trabalho é uma leitura da peça O capitão de Köpenick como crítica ao culto da obediência e adoração ao Estado militarizado, tal qual a Alemanha no período entre as duas guerras mundiais. O autor Carl Zuckmayer propõe uma reavaliação da crença de que a presença do Exército como organizador social garante ordem e justiça, pela contraposição da subjetividade humana com a objetividade militar. A personagem Wilhelm Voigt encarna o indivíduo destituído de sua condição de pertencente a um espaço e, assim, destituído de sua identidade. A farda militar é outra personagem, com autoridade e que pode falar por si. Na comédia, Voigt consegue sair do ciclo no qual está inserido por usar a burocracia a seu favor.

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Biographie de l'auteur

Sabrina Siqueira, Doutoranda na UFSM

Doutoranda na área de Estudos Literários na UFSM

Références

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP & A, 2006. LANDOWSKI, Eric. Presenças do Outro: Ensaios de Sociosemióica. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ZUCKMAYER, Carl. El capitán de Köpenick. Tradução Luis Novasterra. Buenos Aires: Ediciones Losange, 1957.

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Publiée

2017-07-13

Comment citer

Siqueira, S. (2017). O ciclo da burocracia em O capitão de Köpenick. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X27940