A dialética do cânone literário sob a ótica do conceito de exclusão: contrapontos filosóficos e ensino de literatura

Autores

  • João Luis Pereira Ourique Universidade Federal de Pelotas
  • Priscila Monteiro Chaves

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X30660

Palavras-chave:

Cânone literário, Exclusão, Formação do leitor, Cultura

Resumo

Impulsionado pela constante discussão acerca do cânone literário, o presente trabalho se propõe a refletir sobre o caráter excludente que este pode tomar se mal interpretado. Para atender a esta finalidade, a formação do sujeito-leitor é apresentada como uma possibilidade de resistência aos dogmatismos impostos nessa realidade. Apoiado nas teorias de Paulo Freire e Theodor Adorno, fundamentalmente - e com o pressuposto que o cânone literário não deve ser tomado como verdade absoluta, e sim um dado interpretativo -
pretende-se problematizar as concepções de leitura e cultura, especialmente o papel da crítica, no contexto escolar, evidenciando as contradições e idiossincrasias presentes no discurso educacional na área do ensino da literatura.

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Referências

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Ourique, J. L. P., & Chaves, P. M. (2012). A dialética do cânone literário sob a ótica do conceito de exclusão: contrapontos filosóficos e ensino de literatura. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X30660

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