Desconstruir para edificar: uma visão acerca da infância e uma proposta para sua compreensão através da chave da mudança

Autores

  • Laryssa Frezze e Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X16306

Resumo

O presente trabalho buscará refletir sobre o papel da educação na formação do indivíduo, considerando para isso o lugar da escola na sociedade atual, o que se espera dessa instituição e como ela pode vir a intervir na dinâmica social que vivemos. O artigo está dividido em três seções; primeiramente, discute-se acerca da necessidade de modificação do sistema educacional brasileiro, fato que já é tomado como inquestionável, mas cuja aplicabilidade é sempre posta em xeque. Usamos como fundamento idéias de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Ligia Averbuck. Depois fala-se brevemente sobre o construtivismo e, por fim, há um estudo de comparação entre dois programas televisivos infantis veiculados pela TV Cultura em diferentes épocas, quais sejam “O Castelo Rá-tim-bum” e “O Quintal da Cultura”. O objetivo desse estudo é o de comparar as diferentes visões de infância que cada programa apresenta e, a partir disso, fazer um julgamento de valor.

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Biografia do Autor

Laryssa Frezze e Silva, Universidade de São Paulo

Graduanda em Letras, na habilitação Português, pela Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq em iniciação científica, de agosto de 2013 a setembro de 2014, sob orientação do Professor Doutor Jaime Ginzburg, com o projeto “Perda e Melancolia em Rosa: constâncias e variações”.

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

Frezze e Silva, L. (2015). Desconstruir para edificar: uma visão acerca da infância e uma proposta para sua compreensão através da chave da mudança. Literatura E Autoritarismo, (15). https://doi.org/10.5902/1679849X16306