Traços de resistência na obra de Augusto Roa Bastos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X25570

Palavras-chave:

Identidade, Resistência, Literatura, Alteridade

Resumo

Este estudo tem como proposta a análise de alguns traços de resistência presentes em algumas das produções literárias do autor paraguaio Augusto Roa Bastos. As obras escolhidas são Vigilia del Almirante (2008) e a trilogia Yo, el supremo (2003), El fiscal (2008) e El hijo del hombre (2003). O primeiro romance trata da volta ao período do descobrimento e desenvolve uma confrontação entre Colombo, os cronistas e o narrador. A trilogia se ocupa do cenários belicosos da história paraguaia e de alguns ditadores e suas relações com o poder. O tratamento dado a essa matéria histórica nas narrativas supracitadas pode ser entendida como traços de resistência, bem como alguns artifícios narrativos aplicados pelo autor. A análise será realizada a partir das discussões sobre Resistência e descobrimento propostos por Galeano (1989), Bitterli (2012) e Grützmacher (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Lopes Almeida, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (2003). Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás(2013)

Referências

BAREIRO SAGUIER, Rubén. Augusto Roa Bastos e a narrativa paraguaia atual. Revista Letras, [S.l.], v. 25, out. 2010. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/letras/article/view/19556. Acesso em: 25 Out. 2014.

BITTERLI, Urs. Los “salvajes” y los “civilizados”: el encuentro de Europa y Ultramar. México: Fondo

de Cultura esconómioca (sección obras de história), 1982.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Cia das letras, 2002.

GALEANO, Eduardo. Las venas abiertas de América Latina. México: Siglo veintiuno, 1989.

GONÇALVES, Ângela Aparecida; BONNICI, Thomas. O conceito de resistência em três textos da literatura brasileira à luz da teoria pós-colonial. Acta Scientiarum. Maringa, V.27, n. 2, 2005.

GREENBLATT, Stephen. Possessões Maravilhosas: O descobrimento do Novo Mundo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

GRÜTZMACHER, Łukasz. ¿El Descubridor descubierto o inventado? : Cristóbal Colón como protagonista en la novela histórica hispanoamericana y española de los últimos 25 años del siglo XX. Varsovia: Instituto de Estudios Ibericos e Iberoamericanos, 2009.

LORENZ, Federico. Resistencias. In: SARMENTO-PANTOJA, Augusto; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte; NOGUEIRA DE SOUSA, Rosângela do Socorro; CHABABO, Rubén (Org.) Memória e resistência: percursos, histórias e identidades. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2012.

MICHEL, Gislaine Aparecida. Augusto Roa Bastos e Cándido López: invenção de realidades na guerra grande. 2008. 129f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

O´GORMAN, Edmundo. La invención de América: investigación acerca de la estructura histórica del nuevo mundo y del sentido de su devenir. México: Fondo Cultura económica, 2006.

QUIROGA, Antonio Moreno. La nueva novela histórica o la desmitificación del héroe nacional. La casa de asterion. Barranquilla, Vol.VIII, n. 32, Ene/Mar. 2008. ISSN: 0124-9282. Disponível em: http://casadeasterion.homestead.com/v8n32.html. Acesso em: 27 Out. 2014.

ROA BASTOS, Augusto. Hijo del Hombre. Asunción: editorial el lector, 2003.

ROA BASTOS, Augusto. El fical. Barcelona: Editorial debolsillo, 2008.

ROA BASTOS, Augusto. Yo el supremo. Asunción: editorial el lector, 2003.

ROA BASTOS, Augusto. Vigilia del Almirante. Asunción: servilibro, 2008.

ROJAS MIX, Miguel. Los monstruos: ¿mitos de legitimación de la conquista?. In: PIZARRO, Ana. América Latina: Litertura e Cultura. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

Downloads

Publicado

2017-01-11 — Atualizado em 2022-03-16

Versões

Como Citar

Almeida, C. H. L. (2022). Traços de resistência na obra de Augusto Roa Bastos. Literatura E Autoritarismo, (18). https://doi.org/10.5902/1679849X25570 (Original work published 11º de janeiro de 2017)