Meninos e moleques: faces da infância em chove nos campos de cachoeira

Autores

  • Ivone dos Santos Veloso Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Marlí Tereza Furtado Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X35156

Palavras-chave:

Infância, Luta de classes, Dalcídio Jurandir

Resumo

O presente ensaio focaliza a figuração da infância e da criança no romance de estreia de Dalcidio Jurandir, Chove nos Campos de Cachoeira (1941). Assim, nossa análise se volta para os personagens mirins denominadas na narrativa de meninos e moleques, que a nosso ver encenam, dentro do universo infantil retratado nas passagens do livro, uma luta de classes entre os mais privilegiados socialmente e os desvalidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone dos Santos Veloso, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará, Doutoranda em Letras (UFPA), Mestra em Estudos Literários (UFPA/2007), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa sob uma abordagem textual (UFPA), Graduada em Letras-Habilitação em Língua Portuguesa(UFPA) .Atua no ensino de Graduação e de Pós-graduação latu senso, bem como, na pesquisa e na extensão universitária. Coordena o Projeto de pesquisa "A infância na Literatura Brasileira" e, anteriormente, foi coordenadora do Projeto de Extensão "Literatura infantil e teatro: formando professores". Foi DIretora da Faculdade de LInguagem/ UFPA/CUNTINS (2007-2014) e Coordenadora Local do Parfor\Letras - UFPA\CUNTINS (2009-2014).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Luso-Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, literatura infantil, literatura brasileira de expressão amazônica, literatura e ensino, cultura, história e identidade

Marlí Tereza Furtado, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio pós-doutoral pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de estudos literários, da Universidade Federal do Pará.

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2011

GOÉS, José Roberto de; FLORENTINO, Manolo. Crianças escravas, crianças dos escravos. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2000. p. 185-186.

JURANDIR, Dalcídio. Chove nos Campos de Cachoeira. Belém: CEJUP, 1997

JURANDIR, Dalcídio. Entrevista a Eneida de Moraes In: MORAES, Eneida. Romancistas também personagens. São Paulo: Cultrix, 1962.

SALLES, Vicente, Chão de Dalcídio. IN: Jurandir, Dalcídio. Marajó. 3ªed.Belém: CEJUP,1992.

VELOSO, Ivone dos Santos. Marajó: espaço, sujeito e escrita. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará.

LEITE, Miriam L. Moreira. A infância no século XIX segundo memórias e livros de viagem. In: FREITAS. Marcos Cezar. (Org.). História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Infância, escola e pobreza ficção e realidade. Campinas, SP: Autores associados, 2002.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Veloso, I. dos S., & Furtado, M. T. (2019). Meninos e moleques: faces da infância em chove nos campos de cachoeira. Literatura E Autoritarismo, (33). https://doi.org/10.5902/1679849X35156