Performances e reportagens da aniquilação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X31051

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, Holocausto Brasileiro, Ausmerzen, Arquivos da catástrofe

Resumo

Através da cuidadosa leitura de duas obras contemporâneas, Ausmerzen (2012), de Marco Paolini e o livro reportagem Holocausto brasileiro (2013) da jornalista Daniela Arbex, o artigo procura delinear os problemas enfrentados pela literatura que hoje quer inventariar as catástrofes do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicola Gavioli, Florida International University

Doutorado em Spanish and Portuguese pela University of California Santa Barbara (2011)

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life (1995). Stanford: Stanford University Press, 1998.

AGAMBEN, Giorgio. Remnants of Auschwitz: The Witness and the Archive (1998). Nova York: Zone Books, 2002.

AMNESTY International Report 2012. The State of the World’s Human Rights. Londres: Peter Benenson House, 2012.

ANDRADE, Jorge Márcio Pereira de. “Os mortos-vivos do hospício que ensinavam aos vivos sobre a vida nua.” Disponível em: http://www.redehumanizasus.net/67148-os-mortos-vivos-do- hospicio-que-ensinavam-aos-vivos-sobre-a-vida-nua-barbacenas-nunca-mais (5 maio 2014).

ANTONELLO, Pierpaolo. “New Commitment in Italian ‘Theatrical Story-telling:’ Memory, Testimony and the Evidential Paradigm.” Postmodern ‘Impegno:’Ethics and Commitment in Contemporary Italian Culture. Edição de Pierpaolo Antonello e Florian Mussgnug. Berna: Peter Lang, 2009. 233-57.

ARBEX, Daniela. Holocausto brasileiro. Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

ARBEX, Daniela. Interview in the program “Livros” (UNIVESP). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FHUTKRpU0bg (3 dezembro 2014).

ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: A Report on the Banality of Evil. (1963-64). Nova York: Penguin, 2006.

BERGER, John. Understanding a Photograph. Nova York: Aperture, 2013.

BIRO, Matthew. Anselm Kiefer. Nova York: Phaidon Press, 2013.

BOEHM, Philip. “Herta Müller, The Art of Fiction N. 225.” The Paris Review em linha. Outono 2014. N. 210. Disponível em: http://www.theparisreview.org/interviews/6328/the-art-of-fiction-no-225-herta-muller (last access on December 3rd 2014).

BORGNA, Eugenio. Le figure dell’ansia. Milão: Feltrinelli, 1997.

BRUM, Eliane. O olho da rua. São Paulo: Globo, 2008.

BRUM, Eliane. Uma duas. São Paulo: Leya, 2011.

BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2006.

BRUM, Eliane; Debora Diniz. Uma história severina. Filme. Brasil, 2005.

BRUM, Eliane; Paschoal Samora. Getchen Filme Estrada. Filme. Brasil, 2010.

COELHO, Teixeira. História natural da ditadura. São Paulo: Iluminuras, 2006.

FOUCAULT, Michel. Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason. Nova York: Random House, 1988.

GANEV, Eliane. “O arbítrio como cultura.” Revista OPSIS, Catalão G-O. 14. 1. UFG, 2014. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/28643/17026#.VHZYjL5bQlI (26 novembro 2014).

GENETTE, Gérard. Paratexts: Thresholds of Interpretation. Cambridge: Cambridge UP, 1997.

GOULARDT, Maria Stella Brandão. “Em nome da razão: quando a arte faz história.” Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. 20.1. (2010): 36-41.

GRASSO, Aldo. “Per seguire Paolini serve devozione.” Corriere della sera.28 janeiro 2011.http://www.corriere.it/spettacoli/11_gennaio_28/grasso_seguire_paolini_071727e0-2aa5-11e0-adec-00144f02aabc.shtml (10 dezembro 2014).

KEEN, Suzanne. Empathy and the Novel. Oxford: Oxford UP, 2007.

LEVI, Primo. The Reawakening (1963). Nova York: Touchstone, 1995.

MEREWETHER, Charles. “Archives of the Fallen.” In: The Archive. Edição de Charles Merewether. Londres: Whitechapel and Cambridge: MIT Press, 2006a, p. 160-2.

MEREWETHER, Charles. “Introduction/Art and the Archive.” In: The Archive. Edited by Charles Merewether. London: Whitechapel and Cambridge: MIT Press, 2006b, p. 10-17.

NICHOLS, Bill. Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana UP, 1991.

PAOLINI, Marco. Ausmerzen: Vite indegne di essere vissute. Turim: Einaudi, 2012a.

PAOLINI, Marco Ausmerzen: Vite indegne di essere vissute. DVD. Turim: Einaudi, 2012b.

PAOLINI, Marco Interview, Radio Radicale. January 21, 2011. Podcast disponível em: http://www.jolefilm.com/press/radio-radicale-intervista-a-marco-paolini-sul-suo-nuovo-spettacolo-in-diretta-televisiva-su-la7-ausmerzen-vite-indegne-di-essere-vissute/ (10 dezembro 2014).

PERON, Paula Regina. "A trágica história do Hospital Psiquiátrico Colônia." Psicologia Revista. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. (2014): 261-267.

PORTELLI, Alessandro. “A Dialogical Relationship. An Approach to Oral History.” Disponível em: http://www.swaraj.org/shikshantar/expressions_portelli.pdf (1 dezembro 2014).

RATTON, Helvécio. Em nome da razão. Filme. Brasil, 1979.

RICOEUR, Paul. “Archives, Documents, Traces” (1978). Em: The Archive. Edited by Charles Merewether. Londres: Whitechapel and Cambridge: MIT Press, 2006. 66-69.

RICOEUR, Paul. Memory, History, Forgetting. Chicago: The University of Chicago Press, 2004.

RIVERA-GARZA, Cristina. La Castañeda: narrativas dolientes desde el Manicomio General, México, 1910-1930. Barcelona: Tusquets, 2010.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Photography as the Art of Trauma and Image-Action: Light Game in the Photographs of Missing People in Latin America Dictatorships.” http://www.inter-disciplinary.net/wp-content/uploads/2009/04/vch8ssilva.pdf (16 abril 2015).

SONTAG, Susan. Regarding the Pain of Others. Nova York: Picador, 2003.

Downloads

Publicado

2018-08-31 — Atualizado em 2023-04-19

Versões

Como Citar

Gavioli, N. (2023). Performances e reportagens da aniquilação. Literatura E Autoritarismo, (31). https://doi.org/10.5902/1679849X31051 (Original work published 31º de agosto de 2018)