Políticas do esquecimento: trauma e fantasmagoria nas culturas brasileira e portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X31047

Palavras-chave:

Ilha-prisão, Literatura luso-brasileira, Trauma e fantasmagoria

Resumo

A escassa produção de textos – literários ou não – sobre a Colônia Correcional da Ilha Grande, no Brasil, e o campo de prisioneiros de Tarrafal, na África portuguesa, dois importantes centros de detenção política, pode ser tomada como um índice das dificuldades enfrentadas pelas culturas desses países na elaboração das práticas autoritárias às quais ambos foram submetidos ao longo de quase todo o século XX.  Escritos sob o influxo da dor e do trauma, mas também do interdito e do recalque (cf. FREUD, 2010), muitos dos testemunhos, dos depoimentos e dos textos ficcionais (memorialísticos e autobiográficos em sua maioria) que procuraram pensar tais assuntos estão marcados pelo silenciamento de conflitos e pela denegação – novamente em sentido freudiano – da violência experienciada. Nesse sentido – e conforme propõem Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro (cf. RIBEIRO & VECCHI, 2011) no que diz respeito à memória poética da Guerra Colonial lusa – os conceitos de fantasmagoria, rastro e resto propostos por Walter Benjamin podem funcionar como provocação teórica para o entendimento dos textos literários e da cultura letrada desses países (assim como das práticas políticas que lhe servem de horizonte). No trabalho que ora propomos, o objetivo será estudar comparativamente os livros Memórias do cárcere (1953), de Graciliano Ramos e Tarrafal, o pântano da morte, de Cândido de Oliveira, procurando ver como ambas as obras – ao mesmo tempo em que se reconhecem assombradas pelos fantasmas do silenciamento e da repressão – decidem enfrentá-los, usando o próprio texto como arma e mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004. Original italiano.

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. Original italiano.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo, 2008. Original italiano.

ANTELME, Robert. A espécie humana. Rio de Janeiro: Record, 2014.

AQUINO, Acácio Tomás de. O segredo das prisões atlânticas. Torres Vedras: A regra do jogo, 1978.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre a história. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. Original alemão.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; CROCI, Federico (Org.). Tempos de fascismos: ideologia – intolerância – imaginário. São Paulo: Edusp/ Imprensa oficial/ Arquivo público do Estado de São Paulo, 2010.

FREUD, Sigmund. “O estranho”. In Edição Standard Brasileira das Obras completas de Sigmund Feud. v. XVII. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. “Luto e melancolia”. In Edição Standard Brasileira das Obras completas de Sigmund Feud. v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LESSA, Orígenes. Ilha grande: do jornal de um prisioneiro de guerra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933.

LEVI, Primo. Se é isso um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

OLIVEIRA, Cândido de. O pântano da morte. Lisboa: Editorial República, 1974.

OLIVEIRA, Gilberto de. Memória viva do Tarrafal. Lisboa: Avante, 1987. (1936-1954): a origem e o quotidiano. Lisboa: Colibri, 2007.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. 2 vols. São Paulo: Record, 1993.

RIBEIRO, Margarida; VECCHI, Roberto. “A memória poética da Guerra Colonial de Portugal na África”. In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime. Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Os porões da república: a barbárie nas prisões da Ilha Grande: 1894-1945. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

TAVARES, José Manuel Soares. O campo de concentração do Tarrafal

VÁRIOS. Tarrafal, testemunhos. Lisboa: Caminho, 1978.

VECCHI, Roberto. Excepção atlântica: pensar a literatura da guerra colonial. Porto: Afrontamento, 2010.

Filme

Tarrafal, memórias do campo da morte lenta (2013) Diana Andringa

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Vasconcellos, L. C. (2018). Políticas do esquecimento: trauma e fantasmagoria nas culturas brasileira e portuguesa. Literatura E Autoritarismo, (31). https://doi.org/10.5902/1679849X31047

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)