Alegoria do riso na obra Os genros

Autores

  • Juliana Cristina Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Ulysses Rocha Filho Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X27305

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a alegoria do riso nos contos O bocado não é para quem faz, Moça rica carece de enfeite de marido bonito e O genro-capitão-de-indústria, presentes na obra Os genros (1981), de Euclides Neto. A problemática que move esta reflexão visa compreender as intenções do narrador ao descrever o comportamento dos moradores de Beira Rio, utilizando a ironia, e ao mesmo tempo, sendo moralista. Para abordar tal problemática, busca-se apoio teórico em Silva (2008), teorizando o riso como um movimento corporal inconsciente, provocado por um fator externo que resulta no ato de rir e Compagnon (2010) que aponta a alegoria como explicação do estranho. A metodologia é constituída pela pesquisa bibliográfica e a análise de corpus abarcará a leitura dos contos citados, visando compreender a maneira como as narrativas são interpretadas e compreendidas pelo leitor no decorrer dos contos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, cuja pesquisa é sobre As mudanças identitárias das narrativas de Euclides Neto. Mestra em Estudos da Liguagem, pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, com a pesquisa sobre Exclusão social nas obras Vidas secas, de Graciliano Ramos e Os magros, de Euclides Neto. Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Goiás - UFG/Regional Catalão, Linguista pela Universidade Federal de Goiá - UFG/Regional Catalão. Pedagoda Pelo Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC. Possui Inglês completo pelo CCAA e Espanhol pela Fisk.

Ulysses Rocha Filho, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Possui Graduação e Bacharelado em Letras -Habilitação Português, pela Universidade Federal de Goiás (1993), Mestrado (1998) e Doutorado (2013) em Letras e Linguística - área de concentração: Estudos Literários, pela Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Letras. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão, Coordenador do Subprojeto PIBID/CAPES LETRAS PORTUGUÊS. Tem experiência na área de Literatura e Ensino (Estágio), com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Culturais, ficção contemporânea, literatura/educação e literatura goiana. Tem publicadas as obras de ficção "Fios Desencapados", "Contos Desbotados", "Destelhamentos" e "Contos & Conta-gotas" (ebooks) além de "Deslindamentos - Memórias de um Garatuja Solitário"'. 

Referências

ALBERTI, Verena. O riso e o risível: na história do pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas: magia técnica e arte. São Paulo: Brasiliense, 1998.

BRAUNER, Eugênio Ferreira. “Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto”: ironia de um narrador e discussão do romance. Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas Dossiê: o romance português e o mundo contemporâneo PPG-LET-UFRGS – Porto Alegre – Vol. 05 N. 02 – jul/dez 2009.

BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD: LISA, 1996.

COMPAGNON, Antônio. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

EUCLIDES NETO. Os genros. São Paulo: Edições GRD, 1981.

GASPARETTO, Júnior. História Antiga. Disponível in: http://www.infoescola.com/historia/historia-antiga, 2013.

HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

LOBO, Luiza. Leitor. In: JOBIM, José Luis (org). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1992, p. 231 – 252.

PIGLIA, Ricardo. La lectura de laficción. In: ____. Crítica y ficcion. Buenos Aires: Desbolsílio, 2014 (p. 9-19).

ROCHA, Lurdes Bertol. A região cacaueira da Bahia: uma abordagem fenomenológica. Aracaju, SE: UFS/POSGRAD, 2006.

SILVA, Fernando Moreno da. As várias faces do riso. In: REVISTA TRAVESSIAS, 8, 2008. Disponível em:< http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_008/Cultura%20PDFs/Fernando%20Moreno%20PRONTO.pdf> acesso em 2008.

WANDERLEY, Jorge. Literatura. In: JOBIN, José Luis (org). Palavras Críticas: tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992, p. 231-252.

Downloads

Publicado

2017-08-02 — Atualizado em 2022-03-16

Versões

Como Citar

Ferreira, J. C., & Rocha Filho, U. . (2022). Alegoria do riso na obra Os genros. Literatura E Autoritarismo, (29). https://doi.org/10.5902/1679849X27305 (Original work published 2º de agosto de 2017)