Relativa Vulnerabilidade. Gênero e Natureza Humana no Filme "Sob a Pele".

Autores

  • Marcos Sardá Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X24175

Resumo

Na visão de um ser alienígena, que estratégias e nuances de vulnerabilidade poderiam ser apontadas para a condição do ser homem e ser mulher na sociedade urbana? Partindo desta curiosidade, este artigo reflete sobre a inversão do que caracteriza a vulnerabilidade humana fora de uma perspectiva consolidada pela dominação masculina, tendo como referência a narrativa do filme “Sob a Pele”, de 2013. A partir desta ficção, consideramos a vulnerabilidade do gênero masculino diante da ameaça de uma consciência inumana, que pretende capturar seus corpos. Em contraponto, nas relações que marcam o gênero feminino, consideramos válidos a empatia e o envolvimento emocional para as relações interpessoais como aspectos significativos, que tornam possível amenizar os sintomas da violência e melhorar a convivência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Sardá Vieira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Arquiteto, urbanista e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutorando Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2016-12-26

Como Citar

Vieira, M. S. (2016). Relativa Vulnerabilidade. Gênero e Natureza Humana no Filme "Sob a Pele". Literatura E Autoritarismo, (28). https://doi.org/10.5902/1679849X24175