O Vídeo como potencializador da Arte Educação Digital Crítica

Autores

  • Paulino Antonio da Silva Moreira Universidade Federal de Goiás Universidade Europeia do Atlântico Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734822001

Palavras-chave:

Arte/Educação, Consciência crítica, Ação pedagógica

Resumo

O presente artigo discute a utilização do vídeo como potencializador da e-arte/educação, essa pesquisa nasceu como conclusão do curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital, intitulado “O vídeo como potencializador da arte/educação digital crítica”. A pesquisa aqui apresentada discute a necessidade de desenvolver a consciência crítica dos estudantes por meio do vídeo, abordando uma temática de violência, problematiza-se os atos corriqueiros e que devido a tanta incidência dos mesmos, tornam-se comuns, e é isso que a ação pedagógica procura mudar, ela pega um ato do dia-a-dia não pensado e faz pensar. Utilizar-se-á pesquisas bibliográficas e leituras diversas para potencializar a arte/educação, com o objetivo da ação pedagógica para promover a leitura crítica de um mundo descortinado e o desenvolvimento da consciência plena e crítica do mundo, em que a ação pedagógica crítica e criativa visualiza as diversas possibilidades viáveis para atingir os objetivos educacionais desejados na educação, definindo as ações pedagógicas. Isso quer dizer que educadores devem perceber a relação entre a arte-educação digital crítica e o conteúdo, tanto no sentido da aquisição e construção do conhecimento quanto do desenvolvimento de valores, trazendo ao sujeito a possibilidade de fazer escolha autônoma, que a professora Fernanda Pereira da Cunha aponta como educação libertária, facilitadora de interações e da aprendizagem, na área da arte/educação.

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Biografia do Autor

Paulino Antonio da Silva Moreira, Universidade Federal de Goiás Universidade Europeia do Atlântico Universidade Estadual de Goiás

Graduação Superior de Tecnologia em Design de Moda (UEG), Especializando em Arte/Educação Intermidiática Digital (UFG/EMAC). Especialista em Inovação em Mídias Interativas (UFG/InMídias). Mestrando em Educação (UNEATLANTICO)

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

Moreira, P. A. da S. (2016). O Vídeo como potencializador da Arte Educação Digital Crítica. Revista Digital Do LAV, 145–161. https://doi.org/10.5902/1983734822001