<b> Mobilidade social e identidade racial: o negro na perspectiva do ensino superior <b/>

Autores

  • Dilmar Luiz Lopes
  • Vitalino Cesca

Resumo

A presente pesquisa aborda a relação entre a condição racial e o acesso às oportunidades educacionais, sobretudo no que se refere aos níveis mais altos do sistema educacional. A mesma tem como objetivo compreender o acesso do estudante negro na universidade. Na metodologia, procura-se articular dados mais gerais das relações raciais na sociedade brasileira, relacionados com o conjunto do universo pesquisado, com base em estudo de caso. Dessa maneira, é que a Universidade Federal de Santa Maria foi escolhida como o lugar onde se desenvolveu a pesquisa. Como resultado destaca-se que a graduação tem sido a barreira mais difícil de ser superada pelos alunos negros, devido a diversos processos discriminatórios sofridos no decorrer da trajetória escolar.

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Como Citar

Lopes, D. L., & Cesca, V. (2012). <b> Mobilidade social e identidade racial: o negro na perspectiva do ensino superior <b/>. Educação, (1), 57–70. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4746

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