<b> Narciso e o avesso do espelho – o lazer no imaginário do professor <b/>

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
  • Marcia Souto Maior Mourão Sá

Resumo

O Imaginário Social determina atitudes e preferências dos grupos. O presente trabalho pretendeu apresentar um "recorte" do imaginário dos professores do Município do Rio de Janeiro, evidenciando as suas representações do próprio trabalho docente. A partir de entrevistas não-estruturadas e de associações livres, chegou-se à construção de quadros categoriais e matrizes simbólicas., aos quais foi aplicada a Análise do Discurso. O imaginário Social deste grupo apresenta o próprio trabalho como um "sacrifício", com tendências para a doação e o sofrimento. Pode-se perceber um certo "fenômeno deformacional, inconsciente: um processo de negação do prazer e de renúncia ao tempo de lazer. Palavras Chave: imaginário; trabalho docente; lazer

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Como Citar

Oliveira, E. da S. G. de, & Sá, M. S. M. M. (2012). <b> Narciso e o avesso do espelho – o lazer no imaginário do professor <b/>. Educação, 27(1), 99–111. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4706

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