<b> Ética na Universidade Medieval: a importância da leitura dos clássicos para a elaboração de Tomás de Aquino </b>

Autores

  • Tatyana Murer Cavalcante Universidade Estadual de Maringá
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringa, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444410

Palavras-chave:

History of education, Medieval education, Higher Education, Reading and ethics, Thomas Aquinas.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444410

 

O objetivo deste artigo é tecer considerações sobre a importância da leitura para a elaboração da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274). Na aurora do século XIII, os citadinos do Ocidente medieval criaram uma nova instituição destinada ao conhecimento e ao ensino: a Universidade. Nela, mestres e discípulos debatiam questões fundamentais para a nova sociedade utilizando, sobretudo, textos de Filosofia Antiga e cristãos, mas também escritos árabes e judeus. As formas literárias utilizadas abarcavam principalmente lectio e disputatio e, por contrapor bases teóricas distintas, aqueles pensadores acabaram por recriar a summa, numa forma original e fundamental para a elaboração filosófica daquele tempo. Para discutir a importância da leitura na elaboração da concepção de ética na universidade medieval, serão apresentadas algumas características da produção do conhecimento no século XIII, vinculadas ao seu contexto histórico e, sem seguida, debatidas algumas considerações éticas de Tomás de Aquino, um dos mais expressivos autores do período. Considerando os limites deste artigo, apenas um texto do autor, “O objeto da caridade”, extraído da sua principal obra, a Suma de Teologia, será debatido em profundidade. Preliminarmente, é possível afirmar que, assim como a leitura dos autores clássicos por Tomás de Aquino e outros mestres do século XIII, os auxiliou a elaborar conhecimentos sobre ética condizentes com seu tempo, a leitura histórica desses autores auxilia na compreensão da atualidade.

Biografia do Autor

Tatyana Murer Cavalcante, Universidade Estadual de Maringá

Atualmente é doutoranda em Educação, com bolsa CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), sob a orientação da Profa. Dra. Terezinha Oliveira, na linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação”, com o tema “Ética e Educação em Tomás de Aquino”. Pesquisadora do Grupo Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval desde 2006.

Graduada em Pedagogia (2001) e Mestre em Educação (2006) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). Pesquisa História da Educação Medieval desde a graduação, particularmente Tomás de Aquino (séc. XIII). Tem experiência no Ensino Superior, atuando nas áreas de Filosofia e História da Educação (DFE/UEM – 2006/2008), atuando especialmente com os temas: Ética e Educação, Conhecimento, Universidade Medieval, Tomás de Aquino.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Maringa, Paraná

Atualmente é professora associada nível C da Universidade Estadual de Maringá e bolsista produtividade em pesquisa do CNPQ – nível 2.

Líder do Grupo Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval

Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2005, estágio de Pós-Doutorado em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP. Publicou 43 artigos em periódicos especializados. Possui 14 Livros publicados e 32 capítulos. Orientou 36 projetos de Iniciação Científica, 5 Trabalhos de Conclusão de Curso, 15 Monografias de Especialização nas áreas de Educação, Filosofia e História, 23 Dissertações de Mestrado e 1 Tese de doutorado na área de Educação.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores.

 

 

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

Cavalcante, T. M., & Oliveira, T. (2012). <b> Ética na Universidade Medieval: a importância da leitura dos clássicos para a elaboração de Tomás de Aquino </b>. Educação, 37(2), 217–228. https://doi.org/10.5902/198464444410

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua