<b> A identidade profissional e a preparação para o trabalho no Centro de Formação Profissional de Santa Maria (RFFSA/SENAI) – 1973 a 1996</b>

Autores

  • Marion Machado Cunha
  • Jorge Luiz da Cunha

Resumo

Este artigo centra sua discussão na construção da identidade profissional na escola ferroviária de Santa Maria – Centro de Formação Profissional – Acordo RFFSA/SENAI –, Rio Grande do Sul. Para a realização desta pesquisa fizemos uso da metodologia história oral, na modalidade história de vida. A escola ferroviária atendia o setor de transporte ferroviário, preparando jovens entre 14 e 18 anos de idade para os postos de trabalho da empresa, nas áreas de eletricidade e metal-mecânica. A instituição escolar, por sua relação orgânica com as estruturas social e econômica capitalista, procurava impor qualidades profissionais, cujas características estivessem ajustadas ao processo produtivo e à organização do trabalho nas indústrias. A identidade profissional implicava, em última instância, mas dissimulando seu verdadeiro objetivo, no ajustamento dos jovens aos interesses do mercado de trabalho do setor industrial, controlando seus conteúdos de vida e perspectivas profissionais. Palavras-chave: Educação, Trabalho, Identidade.

Downloads

Como Citar

Cunha, M. M., & Cunha, J. L. da. (2011). <b> A identidade profissional e a preparação para o trabalho no Centro de Formação Profissional de Santa Maria (RFFSA/SENAI) – 1973 a 1996</b>. Educação, 28(2), 115–130. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4170

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua