<b> Escolha profissional na perspectiva de professores de educação infantil </b>

Autores

  • Ive Carina Rodrigues Lima Brasil Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal
  • Afonso Celso Tanus Galvão Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442530

Palavras-chave:

Early Education, professional choice, teacher’s education.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464442530

 

 

Esta pesquisa qualitativa e exploratória teve por objetivo investigar os motivos subjacentes à escolha profissional de professores que atuam na educação infantil. Foram entrevistados 17 professores (07 de escolas públicas e 10 de escolas particulares) a partir de um roteiro semiestruturado que tinha por base a pergunta: que motivos orientaram a sua escolha profissional? Resultados sugerem que os motivos que nortearam a escolha dos professores pelo trabalho na educação infantil foram associados ao fato de gostar de criança, à influência familiar, oportunidade, idealismo, encantamento e talento entre outras coisas. Parte dos professores entrevistados passou a atuar na educação infantil por escolha consciente, enquanto que outros foram levados meramente pelas circunstâncias. As conseqüências desse discurso para fortalecimento de noções estereotipadas da profissão (maternagem, profissão feminina) são abordadas na discussão.

Biografia do Autor

Ive Carina Rodrigues Lima Brasil, Universidade Católica de Brasília, Brasília, Distrito Federal

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Afonso Celso Tanus Galvão, Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Seus interesses de pesquisa incluem a expertise do professor e emoção e cognição em contextos escolares. É membro do grupo de pesquisa intitulado: "Desenvolvimento de expertise em diferentes contextos" e do PROCAD "Formação Psicossocial do Professor".

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

Brasil, I. C. R. L., & Galvão, A. C. T. (2012). <b> Escolha profissional na perspectiva de professores de educação infantil </b>. Educação, 37(2), 321–336. https://doi.org/10.5902/198464442530

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua