Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência

Autores

  • Otacilio Antunes Santana Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Biofísica e Radiobiologia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644420199

Palavras-chave:

Potência de agir, Entrevista compreensiva, Nuvem de palavras

Resumo

A evasão de alunos nos cursos superiores se tornou uma temática recorrente a partir da transição de uma educação de elite para uma educação massas. Os objetivos desse trabalho foram: i) analisar o principal momento de evasão nos cursos de licenciatura das Universidades Federais; e ii) avaliar o discurso dos alunos no início do curso, no momento da evasão, e no final do curso para aqueles que permaneceram. O trabalho seguiu dois métodos de coleta de dados: quantitativo e qualitativo; e as análises estatísticas e compreensiva (discursiva). O momento da evasão foi marcado pela redução da potência de agir pelos alunos, principalmente na metade do percurso acadêmico.

Biografia do Autor

Otacilio Antunes Santana, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Biofísica e Radiobiologia

Biólogo, Doutor, Professor Adjunto UFPE

http://lattes.cnpq.br/4237732461961452

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Publicado

2016-07-21

Como Citar

Santana, O. A. (2016). Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Educação, 41(2), 311–328. https://doi.org/10.5902/1984644420199

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua