Metodologia de atenção à gestante e família: relato de experiência com grupo operativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922918

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestantes, Família, Educação, Psicologia social

Resumo

Relato de experiência de extensão universitária, desenvolvida com grupos de gestantes e familiares. O objetivo do relato é compartilhar a experiência e discutir, à luz da teoria Pichoniana, acerca dos motivos que justificam o uso de disparadores temáticos em grupos de gestantes e familiares. A atividade é interdisciplinar, reunindo docentes e acadêmicos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, por meio do emprego da metodologia de grupos operativos. O uso dos disparadores temáticos junto aos grupos de gestantes e familiares tem contribuído para dar suporte terapêutico a essas pessoas quando vivenciam acontecimento que contribui para mudar-lhes a vida – a gestação de um filho. Em virtude do caráter interdisciplinar, a atividade tem estimulado o trabalho em grupo e contribuído para a formação de um novo Esquema Conceitual Referencial Operativo para cada professor e estudante e para o grupo como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Van der Sand, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior do Norte do Estado do Rio Grande do Sul (UFSM/CESNORS), ex-integrante da equipe coordenadora do Projeto “Grupos Operativos de Suporte às Funções Parentais” da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Rua Angelo Strapazon, 310, Ijuí/RS - isabelvan@gmail.com

Iris Fatima Alves Campos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Psicóloga, docente do curso de psicologia, do Departamento de Filosofia e Psicologia, da Unijuí, integrante do projeto de extensão universitária "Grupo Operativo de Suporte às Funções Parentais, na qualidade de supervisor da equipe coordenadora (docentes e estudantes) desse  projeto.

Daniela Zeni Dreher, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Fisioterapeuta, docente do curso de Fisioterapia, do Departamento de Ciências da Saúde, da Unijuí. Coordenadora do Projeto de extensão universitária "Grupos operativos de suporte às funções parentais".

Karina Ribeiro Rios, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí, nutricionista, membro da equipe do Projeto “Grupos Operativos de Suporte às Funções Parentais”

Downloads

Publicado

2011-10-25

Como Citar

Sand, I. C. V. der, Campos, I. F. A., Dreher, D. Z., & Rios, K. R. (2011). Metodologia de atenção à gestante e família: relato de experiência com grupo operativo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(3), 497–505. https://doi.org/10.5902/217976922918

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.