Acidente de trabalho: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922624

Palavras-chave:

Enfermagem, Acidentes de trabalho, Saúde do trabalhador, Condições de trabalho

Resumo

Objetivo: identificar e analisar as produções científicas disponíveis na literatura nacional brasileira, na forma online, acerca da temática sobre acidentes de trabalho. Método: trata-se de uma revisão integrativa, utilizando-se a palavra-chave “acidente de trabalho”. Foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa, disponíveis na íntegra e na forma online, nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO e no período compreendido entre os anos de 2004 e 2010. A coleta de dados foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2010. Resultados: evidenciou-se o predomínio de estudos transversais, realizados no ano de 2009, em hospitais e com trabalhadores da enfermagem. Os acidentes ocorridos nas regiões Sudeste e Sul foram os mais estudados. A maioria dos estudos objetivou caracterizar os acidentes de trabalho. Conclusões: investimentos tanto por parte das instituições quanto dos trabalhadores são necessários, de forma a promover mais saúde e menos acidentes nos ambientes laborais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Prochnow, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - UFSM.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - UFSM.

Juliana Petri Tavares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - UFSM.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - UFSM.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - UFSM.

Marinez Diniz da Silva Ceron, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira.

Rafael Ravalia de Castro

Enfermeiro.

Downloads

Publicado

2012-04-04

Como Citar

Prochnow, A., Magnago, T. S. B. de S., Tavares, J. P., Beck, C. L. C., Silva, R. M. da, Ceron, M. D. da S., & Castro, R. R. de. (2012). Acidente de trabalho: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(1), 156–164. https://doi.org/10.5902/217976922624

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.