Caracterização de crianças em tratamento cirúrgico em um hospital escola no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922484

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Cuidados de enfermagem, Saúde da criança, Procedimentos cirúrgicos operatórios

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo que teve por objetivo caracterizar crianças submetidas a tratamento cirúrgico em um hospital de ensino no sul do Brasil. Por meio da análise documental foram analisados os prontuários das crianças que internaram no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) no período de janeiro a dezembro de 2006, totalizando 107 prontuários. Os dados foram submetidos a análise estatística simples. Constatou-se que a maioria das crianças internadas no período eram do sexo masculino, estavam em idade escolar e eram procedentes da região central do Rio Grande do Sul, sendo o diagnóstico mais comum as apendicites agudas. A média de dias de internação ficou em torno de cinco dias. 88% das crianças tiveram a mãe como principal cuidadora. Por fim, recomenda-se atenção da equipe de enfermagem em relação à quantidade e qualidade dos registros nos prontuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, PALMEIRA DAS MISSÕES, RS

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Saúde Coletiva, UTI Pediátrica e Neonatal. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas, Bioética. Possui experiência no campo da enfermagem pediátrica, com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018. 

 

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Pós-doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2014-2015) com fomento CNPq. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) com estágio doutoral junto a Culture and Mental Health Research Unit (McGill University - Montreal, Canadá). Especialista em Saúde Coletiva e Enfermagem Pediátrica. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família - CRIANDO/UFSM. Coordenadora da Comissão de Titulação da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP (2015-2018).Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (Gestão 2015-2019).Tem pesquisado na área de Enfermagem Pediátrica, principalmente nos seguintes temas: política e problemática da saúde da criança no contexto social brasileiro; criança com necessidades especiais de saúde; educação em saúde; empoderamento com uma abordagem sociocultural para a promoção de saúde. Pesquisas com métodos de produção de dados grupais (grupo focal, grupos operativos e método criativo sensível).

Anaiara Fortes Famoso, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.

Joanita Cechin Donaduzzi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira assitencial no Hospital Municipal de São Pedro do Sul/RS.

Carolina Frescura Junges, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria.Enfermeira do Serviço de Emergência do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago – UFSC.

Kellen Cervo Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade – PEFAS.

 

Downloads

Publicado

2011-04-12

Como Citar

Silveira, A. da, Neves, E. T., Famoso, A. F., Donaduzzi, J. C., Junges, C. F., & Zamberlan, K. C. (2011). Caracterização de crianças em tratamento cirúrgico em um hospital escola no sul do Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 174–182. https://doi.org/10.5902/217976922484

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>