O enfermeiro no processo parir/nascer: estratégia de cuidado e humanização do parto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976921991

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da Mulher, Parto Humanizado, Educação em Saúde

Resumo

O artigo relata vivências da prática assistencial, desenvolvida em uma Estratégia Saúde da Família e na maternidade de um hospital, como Trabalho de Conclusão de Curso, junto às mulheres-gestantes-parturientes. As ações compreenderam: práticas educativas no âmbito comunitário e hospitalar, além das ações cuidativas de enfermagem. Na comunidade, utilizaram-se as modalidades de grupo de mulheres-gestantes e visita destas mulheres à maternidade, no último trimestre gestacional. No hospital, foi realizada a assistência de enfermagem durante o processo parir/nascer, enfatizando o protagonismo das mulheres neste momento. Conclui-se serem necessárias(os): a ampliação do debate sobre a proposição da humanização, superando resistências quanto a sua implantação; maior visibilidade do papel do enfermeiro nesse processo; arranjos intersetoriais na formação e atuação profissional, pois repercutem na atenção às usuárias; fomento à reflexão crítica de docentes, discentes, profissionais e das mulheres sobre a urgente modificação das práticas e saberes à atenção no processo parir/nascer, ainda, vigentes no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Aparecida Gomes Velasque, Serviço Educacional Galileu, Santiago, RS

Enfermeira do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo: Unidade Jaguari/RS. Professora do Curso Técnico em Enfermagem no Serviço Educacional Galileu (SEG): Unidade Santiago/RS.

Fernanda Beheregaray Cabral, Centro de Educação Superior do Norte do Rio Grande do Sul, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira Obstétrica. Mestre em Enfermagem. Profª Assistente do Centro de Educação Superior do Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS), Palmeira das Missões-RS. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher, Gênero e Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vania Marta Pradebon, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira da UFSM, docente da URI Santiago/RS

Downloads

Publicado

2011-01-21

Como Citar

Velasque, E. A. G., Cabral, F. B., & Pradebon, V. M. (2011). O enfermeiro no processo parir/nascer: estratégia de cuidado e humanização do parto. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(1), 80–87. https://doi.org/10.5902/217976921991

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.