Avaliação da fragilidade no sistema de drenagem pluvial urbana: o caso da bacia hidrográfica do córrego das Melancias em Montes Claros – MG

Autores

  • Valdevino José dos Santos Júnior Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, Montes Claros, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130815125

Palavras-chave:

Índice de fragilidade do sistema, IFS, Drenagem urbana, Drenagem sustentável, Indicadores

Resumo

A fragilidade de um sistema baseia-se em diferentes preceitos, podendo ser utilizada como diretiva em políticas públicas, visando o planejamento, o gerenciamento e a tomada de decisões. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo avaliar a fragilidade na bacia hidrográfica do córrego das Melancias por meio da aplicação do Índice de Fragilidade do Sistema – IFS sob o sistema de drenagem pluvial urbana da referida bacia, se atentando a: i) identificar os elementos e as possíveis falhas de micro e macrodrenagem por meio de registro fotográfico e ii) adaptar, aplicar e avaliar os IFS para se obter o grau de fragilidade da drenagem pluvial urbana na bacia hidrográfica do córrego das Melancias. Este estudo apoiou-se no Índice de Fragilidade do Sistema – IFS na identificação de fatores que influenciam no sistema de drenagem pluvial urbano. Neste estudo foram tomados 3 Pontos de Estudo – PEs mediante visita in loco na bacia em questão, para identificar os elementos e as falhas de micro e macrodrenagem e adaptar e aplicar IFS para se obter o grau de fragilidade na bacia do córrego das Melancias. Foram identificados e os elementos de micro e macrodrenagem com suas respectivas falhas e encontrou-se o grau de fragilidade Muito Forte. Conclui-se que com esta metodologia eficiente, é possível a identificação de falhas nos sistemas de drenagem pluvial urbana na bacia; e esta necessita de uma maior atenção quanto à correção e a prevenção de alagamentos e inundações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdevino José dos Santos Júnior, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, Montes Claros, MG

Engenheiro Ambiental; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Iniciação Científica-Grupo de Pesquisa

Referências

AZEVEDO NETTO, J. M. de. Manual de hidráulica. 8. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

BARROS, M. T. L. de. Drenagem urbana: bases conceituais e planejamento. In: PHILIPPI JR, A. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2005.

BOTELHO, M. H. C. Águas de chuva: engenharia das águas pluviais nas cidades. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

BRASIL, Lei Federal n. 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/LEIS_2001/L10257.htm. Acessado em: 04 ago. 2014.

CARVALHO, K. O. de. Drenagem pluvial urbana convencional x sustentável: estudo de caso nos bairros Baraúnas e Centenário – Feira de Santana – Bahia. 2010. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2010.

CREDER, H. Instalações hidráulicas e sanitárias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

FARIAS, A. G. A. de. Caracterização do sistema de drenagem na área de influência a microbacia do arroio Monjolo, Foz do Iguaçú/ PR. 2008. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Engenharia Ambiental). Faculdade Dinâmica das Cataratas, Foz do Iguaçú, 2008.

FONSECA, D. de S. R. Aspectos socioambientais da avenida sanitária – córrego das Melancias. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas, III, 2007, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2007.

FUNDAÇÃO PREFEITO FARIA LIMA – CEPAM. Microdrenagem urbana. 2. ed. São Paulo, 2006.

MONTIBELLER-FILHO, G. Indicadores e equidade social: propriedades dos indicadores se sustentabilidade e ausência do princípio de justiça social em estudos sobre a mudança climática e CO2. Intertheis: Revista Internacional Interdisciplinar. Doutorado interdisciplinar em ciências humanas- UFSC, Florianóplis-SC, v.7.01, p01-23, jan/jun, 2010.

PORTO, R. et al., Drenagem urbana. In: TUCCI, C. E. M. (Org.) Hidrologia: ciência e aplicação. 4 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ABRH, 2009.

SÁ JÚNIOR, A de. Aplicação da classificação climática de Köppen para o zoneamento climático do estado de Minas Gerais. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.

SANTOS JÚNIOR, V. J. dos. Avaliação da drenagem pluvial da bacia hidrográfica do córrego Cintra em Montes Claros/MG. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Ambiental) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho – FACET, Montes Claros, 2013.

STEINER, L. Avaliação do sistema de drenagem pluvial urbana com aplicação do índice de fragilidade. Estudo de caso: microbacia do Rio Criciúma, SC. 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Ambiental) – Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2011.

SILVA, B. J. da. et al. O componente drenagem urbana no plano municipal de saneamento ambiental de Alagoinhas, Bahia. Disponível em: www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/35Assemae126.pdf. Acesso em: 10 maio 2014.

SILVA, S. P. da.; BARBASSA, A. P.; TEIXEIRA, B. A. N. Princípios de sustentabilidade aplicados ao manejo de águas pluviais. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, XX, 2013, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ABRH, 2013.

TUCCI, C. E. M. Inundações urbanas. Porto Alegre: ABRH/RHAMA, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Santos Júnior, V. J. dos. (2014). Avaliação da fragilidade no sistema de drenagem pluvial urbana: o caso da bacia hidrográfica do córrego das Melancias em Montes Claros – MG. Revista Monografias Ambientais, 13(5), 3986–3997. https://doi.org/10.5902/2236130815125

Edição

Seção

ARTIGOS