A formulação de estratégias para pequenas empresas de base tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5902/19834659569Abstract
Considera-se que uma empresa possui uma estratégia quando determinadamente faz seus produtos/serviços de forma diferente, mais inteligente e planejada do que seus rivais. Apesar de manterem em fundamento as mesmas características, formulá-las para uma grande ou microempresa são processos distintos. Parece ser mais singular ainda quando se analisa o caso das pequenas empresas de base tecnológica. Assim, o objeto deste trabalho é a análise da formulação de estratégias em pequenas empresas de base tecnológica, com o fim de propor contribuições ao processo de formulação de estratégias para esse tipo de empresa. Realizou-se, para tanto, um estudo qualitativo, de multicasos, envolvendo seis pequenas empresas de base tecnológica. A análise do processo de formulação de estratégias dessas empresas mostrou que o elemento fundamental nesse processo é a vocação técnica do empreendedor. É ela que determina a concepção do negócio, induzindo à formulação de estratégias de forma intuitiva e assistemática. As habilidades técnicas do microempresário parecem sobrepor-se às técnicas administrativas de análise ambiental, benchmarking e identificação de oportunidades, numa demonstração clara de atitude quase exclusiva de technology push. Considerando as característicasdeste contexto, propõe-se um modelo de formulação de estratégias para essas empresas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal remains the copyright holders of articles published. In order to be published, authors must sign the Copyrights Letter, which is sent to the authors by e-mail, thus granting rights, including on translation, to ReA/UFSM. The journal grants third parties the right to use, reproduce, and share the article according to the Creative Commons license agreement (CC-BY 4.0), as stated in the article’s PDF documents.